A semana começa com muito calor e alerta para baixa umidade do ar. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), neste domingo (14), o índice varia entre 30% e 20% em todas as cidades de Mato Grosso do Sul e os termômetros podem chegar a 43°C.
O alerta amarelo foi publicado no sábado (13), e segue até as 10 horas de hoje, no entanto, pode ser renovado ao longo do dia.
A previsão também indica muito calor neste domingo. Campo Grande amanheceu com mínima de 24°C, mas a temperatura sobe e pode chegar a 37°C.
Em Coxim, na região norte do Estado, o céu está encoberto e os termômetros registram mínima de 23°C no início da manhã. Ao longo do dia, a temperatura aumenta e a máxima pode chegar a 43°C.
No sul do Estado, em Ponta Porã, as temperaturas ficam mais amenas no início da manhã e a mínima pode chegar a 18°C. Porém, ao longo do dia o calor aumenta e os termômetros podem marcar até 38°C.
Em Três Lagoas, na região leste, a temperatura varia entre 18°C e 37°C. Já em Corumbá, no oeste do Estado, os termômetros variam entre 21°C e 43°C.
Segundo o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), essa condição está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuva. Por isso, as temperaturas entram em rápida elevação ao longo das tardes, especialmente nas regiões norte, pantaneira e do bolsão.
Para evitar eventuais problemas de saúde, devido à baixa umidade do ar, é importante seguir as recomendações:
- Beba bastante líquido;
- Evite desgaste físico nas horas mais secas;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)