Pular para o conteúdo
Cotidiano

Primeira quinzena de outubro registra chuva abaixo da média esperada em MS

Anaurilândia registrou o maior acumulado de chuva, com valor de 106,6 milímetros
Jennifer Ribeiro -
Chuva em Campo Grande. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

A primeira quinzena de outubro registrou acumulado de chuva abaixo da média esperada, aponta o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de ).

Segundo o balanço, divulgado nesta sexta-feira (17), os maiores acumulados — entre 45 e 90 milímetros — ocorreram em municípios das regiões extremo sul, sudeste e leste de Mato Grosso do Sul. Já nas regiões pantaneira, centro-norte e nordeste, ocorreram baixos acumulados de chuva — entre 0 e 45 milímetros — durante os primeiros 15 dias.

, cidade a 377,3 quilômetros de , no entanto, registrou o maior acumulado de chuva, com valor de 106,6 milímetros. Este quantitativo é 8% abaixo do que se espera para o mês todo.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Chuva em Campo Grande

Já em Campo Grande, o maior registro de precipitação acumulada foi de 27,8 milímetros, representando 82% abaixo da média esperada para todo o mês de outubro.

Vale ressaltar que a média histórica é baseada nos dados climatológicos da estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada na Embrapa Gado de Corte em Campo Grande, referente ao período de 1981 a 2010.

Confira a previsão para os próximos dias em Mato Grosso do Sul.

Sábado (18)

No sábado, o dia permanece com a presença do sol, porém parcialmente nublado, com aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia. Há também a possibilidade de chuvas e tempestades, que podem ocorrer acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. É esperada precipitação acima de 40 mm/24h, principalmente nas regiões centro-sul, sudeste e leste do Estado.

A mudança do tempo acontece por causa da chegada de uma frente fria, junto do ar quente e úmido que vem de outras regiões. Além disso, áreas de baixa pressão e movimentos de ar na atmosfera ajudam a formar a chuva e o tempo instável no Estado.

Estão previstas mínimas entre 16°C e 18°C e máximas entre 23°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. No sudoeste e em regiões pantaneiras, as mínimas devem variar entre 21°C e 24°C e máxima entre 26°C e 29°C.

Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 20°C e 24°C e máximas entre 24°C e 34°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 20°C e 22°C e máximas de até 27°C. Os ventos atuam do quadrante sul a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Domingo (19)

Domingo será de tempo firme, com variação de nebulosidade, principalmente na região centro-sul do Estado. É esperado, ainda, que as temperaturas caiam, devido à entrada de uma massa de ar fria, atípica para esta época do ano. É prevista uma queda acentuada das temperaturas, com mínimas entre 12°C e 16°C, sendo os menores valores esperados entre segunda (20) e terça-feira (21).

No domingo, ainda há possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento nas demais regiões do Estado, devido ao avanço da frente fria.

Segunda-feira (20)

Já na segunda-feira, o tempo fica firme em todo o Mato Grosso do Sul, devido à atuação do sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo seco e estável. Estão previstas mínimas entre 14°C e 16°C e máximas entre 24°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 18°C e 24°C e máxima entre 29°C e 32°C.

Por fim, nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 14°C e 22°C e máximas entre 24°C e 32°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 15°C e 18°C e máximas de até 26°C. Os ventos atuam entre o quadrante sul e leste a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Vai ao ar neste sábado (18), às 21h

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista