Agricultores familiares de Sidrolândia e Furnas do Dionísio estão participando de oficinas práticas de gestão e planejamento financeiro rural. Cada grupo participa de dois encontros com intervalo de um mês. O objetivo é que os agricultores possam aplicar os conhecimentos adquiridos e compartilhar dificuldades observadas.
Ainda, a proposta prevê o desenvolvimento de um aplicativo para diagnóstico de práticas de controle, além de uma cartilha para divulgação de práticas específicas aos agricultores familiares.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
As atividades de Controle Gerencial na Agricultura Familiar estão sendo realizadas nos assentamentos Barra Nova I e II, em Sidrolândia, e na Associação Furnas do Dionísio, em Jaraguari. Além disso, dois encontros já foram realizados em setembro e os próximos estão agendados para 21 e 22 de novembro.
De onde surgiu o projeto?
A iniciativa é promovida pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com apoio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia).
O projeto é resultado de uma pesquisa de doutorado realizada na UFMS em 2022, pela coordenadora Márcia Espejo, com 204 respondentes. Nele, evidenciou-se a necessidade de melhoria de controle gerencial na área da agricultura familiar.
Ao todo, a equipe é composta por professores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Ciências Contábeis da UFMS, com participação de pesquisadores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e da Prefeitura Municipal de Jaraguari.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)