Pular para o conteúdo
Cotidiano

Proposta de candidato para legalizar carros roubados gera polêmica no Chile

Candidato à presidência da Bolívia, Rodrigo Paz propôs a legalização de todos os veículos "chutos", que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas
Osvaldo Sato -
Trânsito em La Paz. (Foto: Viajando de Carro)

Em uma jogada que gerou polêmica no Chile, Rodrigo Paz, candidato à presidência da , propôs a legalização de todos os veículos “chutos”, que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas, a maioria por meio de contrabando.

A proposta de Paz, que classificou a presença dos veículos “chutos” como um fato inegável na Bolívia, gerou uma forte reação por parte do governo chileno, que a considerou um “incentivo” para atividades criminosas.

Em muitos casos, os “chutos” foram roubados em países vizinhos, como o Chile. De acordo com a Câmara Automotiva da Bolívia, mais de um milhão de “chutos” circulam no país, embora as estimativas variem. Esses veículos são vendidos a preços muito mais baixos do que os do mercado formal, com descontos que chegam a 50%, atraindo muitos compradores.

Segundo a proposta de Paz, a legalização desses carros os integraria ao Registro Único para a Administração Tributária Municipal, concedendo aos proprietários acesso a serviços financeiros e segurança jurídica. No entanto, sua equipe econômica ressaltou que os veículos roubados seriam confiscados, não legalizados.

Os carros mais roubados no Chile

A polêmica proposta de Paz veio à tona em um momento em que a Associação de Seguradoras do Chile divulgou dados sobre o de veículos. Conforme o relatório, entre janeiro e julho de 2025, houve 8.143 roubos de carros segurados. Esse número representa uma ligeira queda de 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados revelaram que o crime de roubo de veículos está concentrado em algumas marcas e modelos específicos. O ranking dos carros mais roubados nos últimos 12 meses (até julho de 2025) é liderado por picapes e SUVs, que são alvos preferenciais devido ao seu alto valor de mercado e à facilidade de revenda de suas peças.

O top 3 de veículos mais roubados no Chile são: Toyota (1.016 roubos); Toyota RAV4 (763 roubos); e Mitsubishi L200 (614 roubos).

O relatório também destacou que, embora a maioria dos roubos ocorra sem violência, há um aumento nos casos que envolvem força e intimidação, especialmente em alguns modelos. Por exemplo, enquanto mais de 90% dos roubos de picapes como a Toyota Hilux e RAV4 são sem violência, em modelos como o Chery Tiggo, mais de 52% dos roubos envolvem o uso de força.

*Com informações do Imol/Chile.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

3ª edição do Feirão MS Moradia começa nesta quinta no Shopping Norte Sul

Operação desarticula organização que produzia armas para o Comando Vermelho

Servidores do MPT e MPF fazem ato por valorização das carreiras com doação de sangue

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Aposentadoria de Barroso é publicada no Diário Oficial

Últimas Notícias

Cotidiano

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

Flamengo não teve problemas para construir a vitória

Trânsito

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Ainda não se sabe as causas do incêndio

Cotidiano

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Motorista do trator, que estava em uma cabine fechada, também foi picado