Pular para o conteúdo
Cotidiano

Quer amenizar o calorão? Saiba o que considerar na hora de comprar um ar-condicionado

Um dos erros mais comuns é comprar pelo preço baixo, sem considerar a eficiência do produto
Heloisa Duim -
Vida útil média pode ser de 10 a 15 anos, com os cuidados adequados. (Foto: Ilustrativa)

Com as altas temperaturas que tomam conta de , nem sempre “sombra e água fresca” são o suficiente para dar trégua ao ão enfrentado. Os aparelhos de ar-condicionado surgem como alternativa quando nem os ventiladores são mais capazes de refrescar.

Apesar do equipamento representar uma forma de reduzir as temperaturas — mesmo que dentro de um ambiente específico —, não é indicado que ele seja escolhido em meio ao desespero.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Para não levar prejuízo na hora de driblar o calor, é importante tomar esta decisão de forma consciente. Segundo Rodrigo de Souza Silva, técnico em climatização, um dos erros mais comuns na hora de realizar a compra é priorizar o preço baixo sem considerar a eficiência.

Além disso, não verificar a voltagem correta, instalar com mão de obra não credenciada ou em local com insolação direta e ignorar a manutenção periódica também aparecem na lista de erros. O profissional destaca que é importante refletir sobre o ar-condicionado, do momento de seleção ao cuidado posterior.

Ainda, os principais aspectos a serem considerados no momento de escolha do ar-condicionado incluem: tipo de equipamento, BTUs (British Thermal Unit), eficiência energética, tecnologia Inverter, nível de ruído e funções adicionais.

Tipo de equipamento

No caso de residências e escritórios pequenos, o modelo Split Hi-Wall oferece o melhor custo-benefício. Para climatização uniforme em ambientes comerciais, o tipo Cassete é considerado o ideal. Já para grandes áreas sem forro ou com necessidade de alta potência, o Piso-Teto é a melhor opção.

Ainda, existe um quarto tipo: o Janela. Geralmente usado em prédios antigos, este possui um consumo de energia mais alto e é considerado ultrapassado.

Cálculo de BTUs

Os BTUs (British Thermal Unit) referem-se à unidade de medida de capacidade de refrigeração de um ar-condicionado.

Na fórmula básica, para saber a quantidade necessária para o local, basta multiplicar 600 BTUs por m². Após saber o valor necessário para o espaço, somam-se ainda 600 BTUs por pessoa além da primeira e mais 600 a 800 BTUs por equipamento eletrônico.

Assim, se uma sala, por exemplo, costuma ter 20 m², três pessoas e uma ligada, realiza-se o cálculo: (20×600) + (2×600) + 800 = 15.200 BTUs.

Eficiência energética

A eficiência energética refere-se, principalmente, ao Selo Procel. Se o equipamento tiver o adesivo da carinha sorrindo, metade preta e metade amarela, cercada pela bandeira vermelha, sabe-se que, além de mais eficiente, ele também consome menos energia.

Tecnologia Inverter

Com essa inovação, é possível obter até 40% de economia, garantindo temperatura estável, ruído menor e maior durabilidade. Nela, em vez de ligar e desligar constantemente, o compressor apenas ajusta a velocidade de funcionamento.

Nível de ruído

O nível de ruído nada mais é do que o barulho emitido pelo equipamento. O técnico destaca que modelos Split Hi-Wall costumam ser mais silenciosos que o tipo Janela, devido, principalmente, à sua inovação.

“Isso do barulho também depende muito da marca do ar-condicionado, mas os mais silenciosos são os Inverters“, adiciona Rodrigo. Seguir a instalação de acordo com o manual do fabricante também é fundamental para driblar os ruídos.

Cuidados e manutenção

Em média, equipamentos de ar-condicionado podem durar entre 10 e 15 anos, com a devida manutenção. Mais importante que a marca, é o cuidado com o aparelho que garante sua durabilidade.

A limpeza de filtros deve ser realizada a cada 15 ou 30 dias. A higienização completa, por outro lado, o técnico recomenda que seja realizada entre 6 e 12 meses. “Os sinais de manutenção incluem mau cheiro, gotejamento, perda de eficiência, ruídos e aumento de consumo de energia”, explica.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia