O Rio Miranda é o quinto de MS monitorado pela Sala de Situação dos Rios de MS a entrar em nível de estiagem. É o que revela o Boletim Diário divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Os rios Aquidauana, Pardo e Dourados estão, segundo a Sala de Situação, em nível de estiagem desde o início de agosto. Já o Rio Cuiabá entrou na lista no início de setembro.
Agora, a situação se agrava, com o Miranda, que passa a integrar a lista de rios em nível de estiagem. Isso porque, nesta segunda-feira, o nível do rio está em 123 cm, exatamente a cota da estação na qual adentra o nível de estiagem.
No Rio Aquidauana, a cota é de 156 cm, permanecendo abaixo da cota de estiagem de 200 cm. No Rio Pardo, a estação Fazenda Buriti registrou uma cota de 272 cm, que se mantém abaixo da cota de estiagem de 303 cm.
Já o Rio Dourados tem cota de 73 cm, valor que continua abaixo da cota de estiagem de 112 cm. Por fim, o Rio Piquiri/Cuiabá, na estação Pousada Taimã, registrou uma cota de 244 cm, abaixo da cota de estiagem de 263 cm.
O boletim também aponta que outros rios se encontram na faixa de normalidade. A estação de Porto Esperança, no Rio Paraguai, registrou uma cota de 178 cm, que está dentro da faixa de normalidade; e a estação de Coxim, no Rio Taquari, teve cota de 365 cm, também enquadrada na faixa de normalidade.
A análise levanta dados de chuva e nível dos rios monitorados pela Sala de Situação, com informações retiradas do Sistema Hidro Telemetria, da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). A rede possui 14 estações telemétricas distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados.
Previsão de chuvas
Apesar da estiagem, a previsão meteorológica indica a possibilidade de chuvas no Estado. Uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com a presença de um cavado, pode aumentar a nebulosidade entre a tarde e a noite de segunda-feira (15) e ao longo de terça-feira (16).
Essas condições meteorológicas podem favorecer a ocorrência de chuvas, que podem vir acompanhadas de tempestades com raios e rajadas de vento, especialmente nas regiões centro-sul e oeste do Estado. Pancadas de chuva também não são descartadas para o restante do Mato Grosso do Sul.
As temperaturas previstas para esta segunda-feira (15) variam:
- Regiões sul, cone-sul e grande Dourados: mínimas entre 17°C e 19°C e máximas entre 28°C e 34°C.
- Regiões sudoeste e pantaneira: mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 38°C e 40°C.
- Regiões do bolsão, leste e norte: mínimas entre 19°C e 22°C e máximas entre 36°C e 39°C.
- Campo Grande: mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 34°C e 36°C.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)