Quem nunca ouviu um candidato reprovado na prova do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) questionar a avaliação? Agora o aplicativo da instituição terá espaço para consultar as faltas que causaram reprovação. Antes, o processo era mais burocrático e exigia solicitação de laudo por meio da ouvidoria.
Segundo o próprio Detran MS, o processo anterior desestimulava os candidatos, gerava descontentamento e até reclamações aos examinadores. Todo o exame é gravado, inclusive a parte final, quando o avaliador deve informar as faltas. Para o Detran, isto afasta eventuais dúvidas ou questionamentos sobre reprovações.
“Muitos acabavam nem solicitando formalmente. No final do exame, o examinador informa as faltas, mas, por causa do nervosismo, o candidato às vezes não se lembra e alega que não houve aviso”, explica Lina Zeinab, gerente de Exames do Detran MS.
Além disso, candidatos também podem utilizar a funcionalidade nova como ferramenta pedagógica. Assim, eles poderão ter clareza sobre seus erros e facilitar correções pelos instrutores. “Ajuda o instrutor a reforçar os pontos que precisam ser trabalhados nas aulas”, afirma Lina Zeinab.
Como acessar?
O portal Meu Detran reúne serviços relacionados a veículos, habilitação e agendamentos. Você pode acessar a plataforma pelo site: www.meudetran.ms.gov.br. Basta fazer login com CPF e senha oou por meio da conta Gov.br. Depois, selecionar “Habilitação” > “Serviços Habilitação” > “Consulta de Exames e Provas”.
Além da consulta de faltas cometidas no exame prático, o portal de serviços também permite outras consultas referentes ao resultado dos exames: teórico, de renovação, e prova de cursos especializados.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)