Apocalipse zumbi? Halloween? Queda de avião? Quem passou pelo Aeroporto de Campo Grande na tarde desta quinta-feira (16) se deparou com uma movimentação atípica para um terminal no interior do Brasil e deixou muita gente curiosa.
Gritos de socorro, equipes de resgates e também pessoas andando tranquilamente com feridas expostas e cheias de sangue. Tudo por conta de uma simulação de emergência aeroportuária, exigido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e com produção ‘hollywoodiana’.

Diversos atores estavam maquiados para simular uma queda de avião no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Tudo para dar ares de realismo à simulação, de um módulo avançado da Anac, segundo a Aena, concessionária que administra o terminal.
Bombeiro Civil de 33 anos, Reinaldo Miranda, atuou com uma fratura falsa no crânio. “Eu estava inconsciente, mas escutava os gritos de quem tava consciente. No meu caso, as equipes tiveram que pranchar, usar todo o conhecimento. Eu tive parada cardíaca e precisei ser reanimado e entubado”, explica ao Jornal Midiamax.

A ação começou por volta de 12h e durou até o fim da tarde. A Aena, inclusive, chegou a publicar um aviso de simulado para não preocupar quem eventualmente se deparasse com a situação.
Esse tipo de exercício serve para preparar as equipes de socorro do aeroporto e também as forças de segurança públicas para o caso de um acidente real.

“Estava em estado grave com fraturas no braço e perna. O trabalho foi bastante intenso, mas as equipes estão preparadas para atender emergências que ocorrerem”, diz outra “vítima”, a bombeiro civil Emili de Jesus, de 21 anos.
Para dar mais realismo à simulação, equipes de socorro de Campo Grande não sabiam que o exercício iria ocorrer nesta tarde.

💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.