Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Casa fecha PS e Campo Grande chega a 106 mortes por doenças respiratórias

Maior hospital de Mato Grosso do Sul chegou a suspender temporariamente os atendimentos médicos no Pronto Atendimento Adulto e Infantil
Priscilla Peres -
MS registrou 5.618 casos da doença, sendo 232 apenas na última semana (Madu Livramento, Arquivo Midiamax)

O número de pessoas com doenças respiratórias segue subindo em , bem como a quantidade de mortes. Em menos de uma semana, saltou de 94 para 106 o número de mortes registradas este ano na Capital, sendo a maioria de crianças e idosos.

Das 106 mortes registradas este ano, 10 são de crianças e 63 de idosos acima de 60 anos. Já o número de casos confirmados soma 1.219, de pessoas que precisaram de internação. E aqui, as crianças são maioria, somando 721 casos.

A situação deste ano em Campo Grande tem se agravado devido à falta de vagas hospitalares para internação. Desde o início do aumento dos casos de doenças respiratórias, a Santa Casa afirma que está superlotada e com dificuldades para absorver mais pacientes.

Neste final de semana, o maior hospital de Mato Grosso do Sul chegou a suspender temporariamente os atendimentos médicos no Pronto Atendimento Adulto e Infantil. Aumentando a crise na saúde instalada em Campo Grande.

Conforme a equipe, a decisão foi tomada com base no desabastecimento grave de insumos no centro cirúrgico; risco iminente de desassistência grave; e potencial risco de agravamento clínico e óbito.

Mais de 200 esperando vaga

Há uma semana, a saúde de Campo Grande informou que além de 100% dos leitos hospitalares preenchidos, outras 260 pessoas, entre adultos e crianças, aguardavam vaga. O cenário caótico é causado pelo aumento dos casos de doenças respiratórias e o problema crônico de falta de leitos.

Segundo a secretária de saúde, Rosana Leite, no momento, 41 crianças estão em unidades básicas de saúde, com indicação de leito hospitalar, sendo três do interior. Além de 220 adultos também com indicação.

Rosana afirma que, apesar da indicação de vaga hospitalar, todos os pacientes estão recebendo atendimento adequado nas UPAs de Campo Grande. A superlotação das unidades básicas também é outro problema.

Novos leitos abertos

Diante do surto de gripe e superlotação de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que serão abertos 20 leitos no Hospital do Câncer Alfredo Abrão, 12 leitos no Hospital São Julião e 30 leitos no Hospital Adventista do Pênfigo, sendo todos eles destinados a adultos. Para ativação destes leitos, o Município aguarda apenas resposta do Governo do Estado através de ofício. Há fila de espera para internação de 260 pacientes, entre adultos e crianças.

Na segunda-feira (5), a secretária de Saúde, Rosana Leite, informou que as UPAs Almeida e Coronel Antonino estão com atendimento pediátrico 24 horas para reforçar o pronto atendimento infantil. Contudo, para os pacientes adultos, a prefeitura negocia 30 leitos em unidades particulares.

“Nosso Pronto Atendimento Infantil virou um hospital, praticamente, para as crianças. Como nós estamos com déficit de leitos, o manejo clínico de lá, temos fisioterapia, isso tem melhorado. Para os adultos, vamos ampliar mais leitos, aproximadamente 30 leitos, no Hospital do Câncer e do Pênfigo. Nós ainda estamos em alerta, principalmente nas próximas cinco semanas. Por isso, antecipamos a liberação de toda a vacinação na tentativa de frear a contaminação para todo o público.”

Situação de Emergência

Há quase um ano, em 30 de abril de 2024, Campo Grande decretava situação de emergência na saúde diante do déficit de leitos pediátricos. O decreto foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), no último sábado. Conforme boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Mato Grosso do Sul registrou 1.940 hospitalizações por SRAG neste ano e 27 mortes.

Durante o encontro, foi informado que nenhum hospital da rede privada dispõe ou tem capacidade de ampliar leitos para atender a demanda do SUS (Sistema Único de Saúde), especialmente para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica.

Conforme a titular da (Secretaria Municipal de Saúde), Rosana Leite, a medida irá permitir que o Executivo adote estratégias operacionais para melhorar o atendimento à população. 

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nicolas Sarkozy chegou à prisão para cumprir cinco anos de pena

VÍDEO: colisão na Afonso Pena gera engavetamento entre três veículos em horário de pico

Mulher é assassinada asfixiada em Três Lagoas por companheira que acaba presa pela polícia 

UFMS busca conselheiros voluntários para propor melhorias e avaliar serviços prestados pela Universidade

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Assaltante morre após troca de tiros com policiais do DOF em Dourados

Últimas Notícias

Política

Câmara define lista para relator de processos contra Pollon e mais dois; confira nomes

Nome do relator será definido a partir da lista tríplice

Polícia

Idoso que sofreu queimaduras após vazamento de gás permanece sedado na Santa Casa

Vítima foi extubada e estado de saúde é considerado estável

Polícia

Homem perde R$ 7,7 mil em golpe de falso prêmio de título de capitalização

Golpistas se passam por representantes da conhecida empresa, prometem premiação em dinheiro, mas antes enviam links para roubar da dos e acessar dados bancários, ou pedem que o cliente faça uma transferência

MidiaMAIS

Feira geek, tecnologia e prêmio ‘Jovem do Ano’: confira a programação da Cidade da Juventude 

Evento será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, na Vila Morena, nos altos da Afonso Pena