Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saúde investiga 10 casos prováveis de zika em Mato Grosso do Sul

Até o momento, 50% dos prováveis casos acometeram o público feminino, enquanto, os outros 50%, o público masculino
Schimene Weber -
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya (Apurv013 | WikiCommons | Reprodução)

Segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, que contém informações atualizadas até o dia 23 de janeiro de 2025, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) investiga 10 casos prováveis de vírus em .

Até o momento, 50% dos prováveis casos acometeram o público feminino, enquanto, os outros 50%, o público masculino. O maior número de contaminação aconteceu entre pessoas de etnia parda (50%), seguidas por pessoas brancas (40%) e por indígenas (10%).

Ainda conforme o levantamento, por faixa etária, os prováveis casos se dividem da seguinte maneira:

  • 80+: 1 caso;
  • 60 a 69 anos: 3 casos;
  • 20 a 29 anos: 3 casos;
  • 15 a 19 anos: 2 casos;
  • < 1 ano: 1 caso.

Saiba identificar os sintomas da doença

A infecção pelo vírus Zika pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, pode apresentar quadro clínico variável, desde manifestações brandas e autolimitadas até complicações neurológicas e malformações congênitas. Estudos recentes indicam que mais de 50% dos pacientes infectados por Zika tornam-se sintomáticos. O período de incubação da doença varia de 2 a 7 dias. Manifestações mais comuns:

  • Febre baixa (≤38,5 ºC) ou ausente;
  • Exantema (geralmente pruriginoso e maculopapular craniocaudal) de início precoce;
  • Conjuntivite não purulenta;
  • Cefaleia, artralgia, astenia e mialgia;
  • Edema periarticular, linfonodomegalia.

Além da manifestação clínica exantemática febril leve da infecção pelo ZIKV, o prurido é um sintoma importante durante o período agudo, podendo afetar as atividades cotidianas e o sono. Duas complicações neurológicas graves relacionadas ao ZIKV foram identificadas: Síndrome de Guillan-Barré (SGB), uma condição rara em que o sistema imunológico de uma pessoa ataca os nervos periféricos, e microcefalia, a manifestação mais grave de um espectro de defeitos congênitos. Gestantes infectadas podem transmitir o vírus ao feto e essa forma de transmissão da infecção pode resultar em espontâneo, óbito fetal ou malformações congênitas, como a microcefalia. Deve-se ficar atento para o aparecimento de outros quadros neurológicos, tais como, encefalites, mielites e neurite óptica, entre outros.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Gasolina comum registra diferença no preço de 9,56% a 14,87% em Campo Grande

Vitória ganha clássico do Bahia e fica a três pontos do Santos na luta contra o rebaixamento

Leilão oferece lote único de 60 toneladas de restos de veículos em MS

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

4 mil maços de cigarros e 300 pneus contrabandeados são apreendidos na BR-487

Últimas Notícias

Mundo

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

Quando a formação original do conjunto foi introduzida no Hall da Fama do Rock em 2014

Cotidiano

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Edital Informativo também tornou público a relação de pessoas desclassificadas do processo

Brasil

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Documento propõe que o Estado brasileiro reconheça os territórios quilombolas

Cotidiano

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Criança teria ficado submersa por alguns minutos