Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Sem ônibus, a cidade para’: população cobra fim do Consórcio Guaicurus após paralisação em Campo Grande

A paralisação provocou indignação em milhares de trabalhadores de Campo Grande
Lethycia Anjos, Rodrigo Santos -
Terminal Bandeirantes (Leonardo França, Midiamax)

Em meio a um imbróglio judicial e denúncias de irregularidades, Campo Grande amanheceu sem transporte coletivo nesta quarta-feira (22), após motoristas do Consórcio Guaicurus paralisarem as atividades. O motivo foi o atraso no pagamento do adiantamento salarial, previsto para o dia 20 de outubro, segunda-feira.

Embora os ônibus tenham voltado a circular por volta das 6h30, a paralisação provocou indignação entre os trabalhadores que dependem do transporte público para chegar ao trabalho. Nos terminais e pontos de ônibus, o sentimento é de revolta — e o principal pedido é o fim do monopólio do Consórcio Guaicurus.

A agente de ação social Valdiléia Joba contou que esperou mais de duas horas no ponto. Para ela, já passou da hora de uma nova empresa assumir a gestão do transporte coletivo da Capital.

“Pego o ônibus às 4h40, mas hoje ele não passou. Disseram que viria às seis, e nada. Outras linhas até passaram, mas a minha não. Isso é um descaso. As autoridades precisam tomar vergonha e pensar no povo, não só no bolso”, criticou. “Já faz tempo que essa empresa devia ter sido substituída por outra”, completou.

Assim como Valdiléia, o entregador Tiago de Almeida também enfrentou transtornos. Ele chegou ao terminal às 4h, mas o primeiro ônibus só passou às 7h. “Quase três horas de atraso. Acho que deviam colocar outras empresas também, para não ficar esse monopólio do Consórcio Guaicurus. Se o ônibus para, a cidade para junto”, disse.

‘Tive que ir a pé’

Ônibus sem motorista (Leonardo França, Midiamax)

Sem ônibus, a alternativa encontrada pela cuidadora Carla Patrícia foi caminhar mais de cinco quadras para chegar ao trabalho.

“Vi na internet que ia ter paralisação, mas não imaginei que seria geral. A gente chega atrasado e o chefe nem sempre entende. O consórcio tinha que resolver isso logo. Como não tinha ônibus, vim andando. São umas cinco quadras, mas é o jeito”, relatou.

Para o servidor público Marcos Arguello, a situação é recorrente e exige providências do poder público.

“Era para eu estar no trabalho às 7 horas, e já faz mais de uma hora e meia de atraso. Quem sofre é a população. O poder público devia assumir e abrir espaço para novas concessionárias que tenham compromisso com a cidade”, afirmou.

Paralisação

O presidente do STTCU (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande), Demétrio Freitas, informou que a empresa alegou falta de recursos e ausência de previsão para o pagamento.
“Os trabalhadores decidiram suspender as atividades até que o adiantamento seja regularizado”, explicou. A categoria pode paralisar totalmente na próxima segunda-feira (27).

Até o momento, o Consórcio Guaicurus não se manifestou oficialmente sobre a paralisação.

Em nota, a Prefeitura de Campo Grande confirmou que houve, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (22), uma paralisação parcial no sistema de transporte coletivo. O município destacou que o serviço foi normalizado pouco antes das 7h e, desde então, opera regularmente.

“O Município mantém diálogo permanente com o Consórcio Guaicurus para apurar as causas da interrupção e adotar as medidas necessárias para evitar que situações como essa voltem a ocorrer”, informou em nota.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministra Esther Dweck vem a MS entregar 20 imóveis da União com foco social e na educação

Projeto para empréstimo de 80 bilhões de dólares ao Governo de MS passa pela CCJR

PAPY cpi consórcio

Papy quer criar fundo de garantia ao Consórcio com recurso público após paralisação

Loja tem R$ 400 mil em eletrônicos apreendidos durante operação no Centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Onibus

Sindicato anuncia nova paralisação dos ônibus em Campo Grande para pressionar pagamento do vale

‘Estamos em negociação’, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

Médicos

Prefeitura regulamenta contratação de médicos temporários para Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Gerson Claro confirma pretensão de disputar cadeira no Senado Federal em 2026

Pela primeira vez o presidente da Alems disse que vai concorrer ao cargo pelo PP

Famosos

Quem é quem? Renata Vasconcellos e irmã gêmea combinam looks e confundem fãs

Renata Vasconcellos e a irmã gêmea Lanza Mazza surgiram idênticas em uma gravação da TV Globo

Cotidiano

VÍDEO: Gatinhos são jogados em bueiro para morrer e moradores pedem ajuda no Nova Lima

Casos de abandono e maus-tratos a animais são recorrentes na região onde gatinhos foram resgatados

Mundo

Trump demonstrou interesse em reunião com Lula, possivelmente na Malásia, diz imprensa dos EUA

Encontro deve acontecer no início da manhã de domingo