Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem pagar 32 ex-funcionários, empresa que limpava Bioparque faz acordo para evitar processos

Acordo firmado garantiu o pagamento de verbas rescisórias e demais encargos sem necessidade de judicializar os casos
Liana Feitosa -
Mediação entre as partes. (Foto: Divulgação MPT-MS)

Para evitar processos, uma empresa contratada pelo Governo do Estado para realizar o asseio e conservação do Bioparque Pantanal precisou negociar pendências trabalhistas junto ao MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em ), após dever encargos a 32 ex-funcionários.

Devido a atrasos no pagamento de salários e intimações de penhora diante do ajuizamento de ações trabalhistas individuais, além de outras obrigações trabalhistas, o Governo do Estado rescindiu o contrato com a empresa Queiroz Junior Serviços Especializados Ltda, então responsável pelo asseio e conservação do Bioparque.

Um acordo foi firmado entre as partes, garantindo o pagamento de verbas rescisórias e demais encargos aos funcionários.

Histórico da empresa

Segundo o MPT-MS, desde dezembro de 2024, a empresa Queiroz Junior deixou de cumprir diversas obrigações, como atrasos recorrentes de pagamento de salário.

Por isso, o Estado acabou rescindindo unilateralmente o contrato com a empresa, e reteve os valores das últimas notas de empenho que seriam repassados à Queiroz Junior, um total de mais de R$ 346 mil bloqueados.

O objetivo era permitir que o Estado realizasse a transferência direta das verbas rescisórias aos empregados, assim salários atrasados e quantias decorrentes da execução de ações individuais.

Com 150 vínculos ativos de emprego até o fim do ano passado, segundo dados do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a Queiroz Junior Serviços Especializados Ltda. realizava serviços de limpeza, higienização, copeiragem, jardinagem e recepção no Bioparque.

FGTS

Segundo o MPT, apesar de ter quitado uma parcela expressiva do seu passivo trabalhista, a empresa Queiroz Junior ainda enfrenta uma pendência relacionada ao recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de seus ex-empregados.

A terceirizada não efetuou o depósito do FGTS correspondente ao período em que os serviços foram prestados, nem pagou a multa rescisória de 40%, prevista em lei para casos de demissão sem justa causa.

Sobre isso, a procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio, que presidiu a audiência administrativa onde o acordo foi ajustado, citou algumas implicações legais da – como multas administrativas, bloqueio de certidões e danos à reputação, acrescentando os próximos passos e a soma de esforços para regularizar essa pendência.

“Diante da relevância social da matéria, o MPT irá propor ao sindicato laboral que atue de forma ativa nesta etapa do processo, com vistas a acompanhar e fiscalizar o cumprimento integral do acordo, especialmente no que se refere à regularização do pagamento do FGTS aos trabalhadores”, disse Arosio.

Limpeza do Bioparque

Durante a audiência, a representante da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), a procuradora Suleimar Sousa Schröder Rosa, informou que uma nova empresa passou a prestar serviços de limpeza e conservação no Bioparque Pantanal desde o dia 10 de abril.

Esta nova terceirizada contratou os trabalhadores que eram vinculados à empresa Queiroz Junior e, assim, a continuidade dos serviços foi preservada.

Como funciona a mediação

Assim como a negociação, conciliação e das demais práticas restaurativas, a mediação colabora com a identificação de soluções viáveis e justas para as partes envolvidas.

A modalidade está disponível gratuitamente, para facilitar a comunicação de forma neutra, imparcial, confidencial, buscando prevenir e remodelar lides vinculadas às relações de Trabalho.

A partir do recebimento do pedido de mediação formulado por uma ou mais partes envolvidas no conflito, os mediadores do Nupia (Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição), do MPT-MS, agendam um encontro presencial e/ou on-line para conhecer as questões, posições e peculiaridades de cada ator.

Depois disso, pode ser feita a identificação dos interesses comuns em prol da melhor solução para o conflito existente, de maneira eficiente e extrajudicial.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia