Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem previsão para liberação da via, MST bloqueia BR-163 durante protesto em Campo Grande

Grupos do MST reivindicam políticas públicas na Jornada de Lutas pela Reforma Agrária e solicitam reunião com o presidente do Incra Nacional
Jennifer Ribeiro, Carol Leite -
Protesto do MST na BR-163 em Campo Grande (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Nesta quarta-feira (30), famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) bloqueiam, com pneus e galhos de árvores, a BR-163, no início do viaduto José Dib, saída para São Paulo. Cerca de 100 pessoas participam do protesto desde às 05h.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Todo o trânsito está interditado e não há previsão de liberação da via. Apenas carros ligados às áreas da saúde e educação têm autorização para trafegar.

Conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), que realiza fiscalização no local, estima-se cerca de 2 quilômetros de veículos parados no sentido Guaicurus/Rodovia. O Militar e a CCR MSVia também estão no local.

Desde o início do mês, grupos do MST reivindicam políticas públicas na Jornada de Lutas pela Reforma Agrária e solicitam reunião com o presidente do Incra Nacional.

Douglas, representante da Coordenação Estadual do MST, afirma que as pautas do Movimento não estão sendo atendidas e por este motivo retornaram à BR-163.

“Nós conversamos com o superintendente do INCRA, já tivemos várias reuniões com o presidente do INCRA, já tivemos seminários, mas a nossa pauta não está sendo atendida. A gente não quer mais conversar a nível estadual, a gente quer conversar com o pessoal da nacional, e se a nossa pauta não for atendida, vamos continuar bloqueando e parando aqui o estado de “.

Conforme o representante, além do trecho na BR-163, manifestantes também estão na sede do Incra de .

Reunião prevista

Os manifestantes esperam que uma reunião com Paulo Teixeira seja confirmada para segunda-feira (5). Solange Fernandes de Sá, coordenadora estadual do movimento MCLRA (Movimento Camponês de Luta pela Reforma Agrária), afirma que a indignação do grupo se deve, principalmente, a falta de reforma agrária em Mato Grosso do Sul. “Temos famílias acampadas às margens da BR há mais de 20 anos. A seleção de reforma agrária é muito lenta”.

Já Sandra Soares, representante da União Geral dos Trabalhadores, pontua que desde a semana passada estão tentando negociar com o INCRA Nacional a vinda de representante ao estado, sem sucesso.

“Precisamos conversar diretamente com o ministro. Queremos também uma agenda com o Governo do Estado para tratar questões da truculência contra os acampados. Nós estamos aqui reivindicando áreas na região de Sidrolândia, área que já são da União e que precisam ser distribuídas para os trabalhadores rurais”.

Na segunda-feira, o grupo se reuniu com o INCRA. Segundo Sandra, o saldo não foi positivo, pois foi solicitado que o grupo fosse até dialogar. No entanto, eles esperam que todas as tratativas sejam resolvidas em MS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Suspeito de ferir a companheira com motosserra é preso e confessa

Últimas Notícias

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA

Esportes

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Equipe do vôlei masculino do Sada Cruzeiro treina a partir das 15h