O Hospital Darci João Bigaton, localizado em Bonito, a 260 km de Campo Grande, agora poderá executar cirurgias de vasectomia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A decisão foi publicada no DOE MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta segunda-feira (15).
Conforme a Resolução nº 860, de 25 de agosto de 2025, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) autorizou o hospital a oferecer o serviço de contracepção cirúrgica destinada a homens.
Com a decisão, o hospital passa a ser referência municipal em contracepção cirúrgica permanente, ampliando a oferta de serviços de saúde reprodutiva na região.
A medida foi homologada após a 388ª reunião ordinária da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), realizada no dia 22 de agosto.
A cirurgia
A vasectomia é um procedimento cirúrgico para esterilização masculina. O procedimento corta ou liga os ductos deferentes, impedindo que os espermatozoides dos testículos cheguem ao sêmen.
Considerada uma cirurgia simples, é realizada sob anestesia local e não afeta a produção de hormônios masculinos ou a capacidade de ter ereções. O procedimento leva de 15 a 20 minutos.
A recuperação é rápida e o homem só é considerado estéril após um exame de espermograma que comprove a ausência de espermatozoides no sêmen, geralmente cerca de 60 a 90 dias após a cirurgia.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)