Pular para o conteúdo
Cotidiano

Tempestade causa destruição e deixa famílias desabrigadas em Aral Moreira

Conforme levantamento preliminar do Inmet, choveu 40mm na cidade, deixando casas destelhadas e muros derrubados, além de árvores caídas
Murilo Medeiros -

Uma tempestade causou destruição na madrugada desta segunda-feira (22) em Aral Moreira, cidade distante 364 quilômetros de . A chuva destelhou casas, derrubou árvores, demoliu muros de residências e deixou todo o município sem energia nesta manhã.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o volume acumulado de chuva foi de 40 mm entre 2h e 7h desta segunda-feira. O pico da pluviosidade se deu às 6h, quando choveu 16,6 mm na cidade. No entanto, vale lembrar que estes dados são preliminares e os números podem ser atualizados nas próximas horas.

Além disso, a temperatura também despencou em Aral Moreira, segundo o Inmet. Às 20h de domingo, os termômetros marcavam 30,1°C. Porém, a partir de meia-noite a temperatura caiu muito, chegando a 18,4°C, com sensação térmica de 15,8°C à 1h.

Famílias desabrigadas

Ao Jornal Midiamax, a prefeita de Aral Moreira, Elaine Aparecida Soligo (MDB), afirmou que percorre regiões mais vulneráveis da cidade nesta manhã para vistoriar os estragos causados pela chuva. “Estamos fazendo um levantamento. Agora, à princípio, a prefeitura vai dar lona para cobrir essas casas que precisam”.

Segundo a administração municipal, posteriormente, a Secretaria de Obras e a Secretaria de Assistência Social identificarão as pessoas que precisam de auxílio, para doar telhas de eternit e ajudar na reconstrução das residências. “Mas, nesse primeiro momento, nós vamos dar lona para cobrir, porque não tem como as pessoas ficarem dentro das casas”, afirma a prefeita Elaine Aparecida Soligo.

Por fim, a mandatária também confirmou à reportagem que há falta de energia em toda a extensão de Aral Moreira. “Nós temos duas fontes que abastecem a cidade e as duas estão sem energia. O município todo está sem energia”.

Chuva prevista

Desde ontem (21), todo o Mato Grosso do Sul estava sob alerta para tempestade e vendaval, segundo o Inmet. Também há informações de temporais em e Ponta Porã nesta madrugada. O instituto indica que essas chuvas anunciam o avanço de uma frente fria sobre o Estado no início da semana.

Nesta segunda-feira, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Mato Grosso do Sul pode ter até 40 mm de chuva acumulada, em 24h. O destaque é para a região centro-sul do Estado.

Em caso de chuva muito forte e ventania, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar manter aparelhos elétricos na tomada.

A Defesa Civil (199) e o (193) podem ser acionados em casos de emergências ou dúvidas.

Confira imagens de casa completamente destelhada em Aral Moreira:

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued