Não é novidade que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece preservativos de graça em postos de saúde. Porém, agora as camisinhas entregues de graça também serão nos modelos texturizados e extrafinos. Três Lagoas, cidade a 327 quilômetros de Campo Grande, já iniciou a distribuição da proteção ‘moderninha’.
A ideia é incentivar que a população utilize camisinha, para evitar gravidez indesejada e reforçar a prevenção contra ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), como HIV, sífilis e hepatites virais. A prefeitura de Três Lagoas pretende atender às diferentes preferências, especialmente dos jovens.
A preocupação com os jovens aumenta porque 59% das pessoas com mais de 18 anos dizem não usar preservativo, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, do Governo Federal. No levantamento, apenas 22,8% relataram usar camisinha em todas as relações sexuais e outras 17,1% afirmaram usar às vezes.
Os preservativos novos são repassados pelo Ministério da Saúde e já estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Três Lagoas, mas devem chegar a todas as cidades do Estado. No entanto, o SUS continuará oferecendo camisinhas tradicionais e lubrificantes, além das texturizadas e mais finas.
O Ministério da Saúde pretende distribuir 400 milhões de camisinhas até o fim de 2025.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.