O tempo seco que persiste em Mato Grosso do Sul mantém, há mais de duas semanas, três rios em situação de estiagem, conforme registra o Boletim Diário nº 2.751, da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
A medição dos níveis dos rios, realizada às 7h do dia 15 de agosto de 2025, mostra que o Rio Aquidauana, Rio Pardo e Rio Dourados continuam com cotas abaixo do nível de estiagem.
O boletim diário apresenta dados de chuva e nível dos rios que são monitorados pela Sala de Situação. A rede de monitoramento possui 14 estações telemétricas distribuídas em rios como Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados.
A situação atual dos rios é a seguinte:
- Rio Aquidauana: a cota na estação de Aquidauana é de 181 cm, o que está abaixo da cota de estiagem de 200 cm.
- Rio Pardo: na estação Fazenda Buriti, a cota registrada é de 289 cm, abaixo da cota de estiagem de 303 cm.
- Rio Dourados: a cota na estação de Dourados foi de 73 cm, valor que se mantém abaixo da cota de estiagem de 112 cm.
O boletim também aponta que outros rios estão na faixa de normalidade. A estação de Porto Esperança, no Rio Paraguai, registrou uma cota de 250 cm, que está dentro da faixa de normalidade. A estação Pousada Taimã, no Rio Piquiri/Cuiabá, teve cota de 276 cm, também enquadrada na faixa de normalidade. No Rio Taquari, a estação de Coxim registrou cota de 378 cm, o que a mantém dentro da normalidade.
A rede de monitoramento de rios obtém os dados do Sistema Hidro Telemetria, mantido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Previsão do tempo
A previsão meteorológica do Cemtec/Semadesc não indica alívio para a situação de estiagem no curto prazo. Entre 15 e 18 de agosto, a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica manterá o tempo estável em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, com predomínio de céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva.
As temperaturas apresentarão rápida elevação ao longo do dia, podendo atingir valores superiores a 35°C nas tardes.
A umidade relativa do ar permanecerá baixa, com valores mínimos entre 8% e 20% em grande parte do território, configurando um estado de atenção e aumentando o risco de incêndios florestais.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***