Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacina liberada: confira onde se imunizar contra a gripe em Campo Grande

A vacina contra a gripe está disponível para toda a população nas 74 unidades de saúde de Campo Grande
Lethycia Anjos -
Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe (Helder Carvalho, Midiamax)

A partir desta segunda-feira (28), a vacina contra a gripe está disponível para toda a população nas 74 unidades de saúde de . A ampliação do público alvo da vacinação visa conter o surto de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em meio a situação de emergência decretada na último sábado (26).

Em Campo Grande, o horário de atendimento das unidades básicas de saúde é das 7h às 17h. Para saber qual a unidade mais próxima da sua casa basta acessar o link: https://campograndems.labinovaapsfiocruz.com.br/osa/.

Conforme boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), registrou até o momento 1.940 hospitalizações por SRAG neste ano e 27 mortes. Vale lembrar que a vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra três cepas de vírus da gripe: A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09, A/Thailand/8/2022 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), conforme a Instrução Normativa nº 261, de 25 de outubro de 2023, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Baixa procura entre o público prioritário

Até a última semana, a procura pela vacina estava em baixa. Das 200 mil doses enviadas à Capital, apenas 56 mil haviam sido aplicadas. Isso indica que cerca de um terço do público prioritário se imunizou desde o início da campanha — um número considerado baixo diante da alta circulação viral prevista nas próximas semanas, conforme o boletim da InfoGripe.

Com a ampliação, a vacinação passa a incluir pessoas fora dos grupos inicialmente elegíveis (crianças, idosos e gestantes). Secretária de Saúde, Rosana Leite destaca que a estratégia visa diminuir a transmissibilidade da doença. Embora não evite a contaminação, a vacina faz com que pessoas vacinadas apresentem sintomas mais leves, além de transmitir o vírus por menos tempo.

“O objetivo é proteger não apenas quem se vacina, mas principalmente crianças e idosos que são mais suscetíveis às formas graves”, pontuou.

Além disso, novos pontos de vacinação também devem abrir nesta semana.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued