Já vacinou seu animal de estimação contra a raiva? A campanha que imuniza cães e gatos contra a doença vai percorrer os bairros Santo Amaro, Vila Sobrinho e Vila Popular nos próximos dias, visitando residências. Até o início de 2026, a CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses) espera atingir todas as regiões da Capital.
Se o morador não estiver em casa no momento que o CCZ bater à porta, a equipe deixará um aviso com os horários de atendimento da instituição. Nesse caso, os tutores podem levar os animais diretamente à sede do órgão para receber a vacina de graça.
Risco de infecção
Neste ano, nove morcegos testaram positivo para o vírus da raiva em Campo Grande. Segundo a Sesau (Secretaria de Saúde), é isto que reforça a importância de vacinar animais domésticos, porque a imunização é a principal forma de prevenção contra a raiva. A doença pode ser fatal também para os humanos.
A infecção de cães e gatos acontece porque eles costumam se aproximar de morcegos caídos no chão, dentro de casas ou com dificuldade de voar, por exemplo. “É nesse contato que está o risco. O vírus da raiva pode ser transmitido e colocar em perigo a vida do animal e de toda a família”, explica a médica-veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, da CCZ.
Por fim, a Sesau orienta que a população deve evitar contato com morcegos, especialmente em condições incomuns. Crianças, idosos e animais, principalmente, devem ser mantidos afastados. Em caso de suspeita de raiva ou contato com morcegos, o correto é acionar o CCZ imediatamente.
Serviço
CCZ – Coordenadoria de Controle de Zoonoses
- Em dias úteis: 7h às 21h
- Sábado, domingo e feriados: 6h às 22h
- Endereço: Avenida Senador Filinto Müller, nº 1.601 – Vila Ipiranga
- Telefones: (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794 (plantão)
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)