Os primeiros sinais de chuva em Campo Grande já podem ser vistos na manhã desta segunda-feira (22), em pontos isolados da cidade. Ventos de até 54,7 km/h trazem a frente fria ao centro de Mato Grosso do Sul, como já indicava a previsão da meteorologia.
Por volta das 8h30, a velocidade média do vento era de 36 km/h. Neste horário também foram registradas pancadas de chuva na região central de Campo Grande, e garoa em outras regiões, sinal de que o calorão dos últimos dias vai dar uma trégua.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o Estado pode registrar acumulado de 40 milímetros em 24h, principalmente na região centro-sul nesta segunda-feira.
Com a chegada da massa de ar frio, espera-se uma acentuada queda nas temperaturas, especialmente entre segunda e terça-feira (23).
Campo Grande não registra chuvas significativas desde a semana passada, no dia 16 de setembro. Antes disso, a cidade ficou duas semanas sem precipitações em meio a calor que chegou aos 38 °C.

Depois da chuva do dia 16, o calorão voltou a incomodar o campo-grandense, que precisou lidar com as altas temperaturas, clima bastante abafado e seco.
Evite acidentes
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas.
Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, assim, evita-se que eles se danifiquem com a água.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; assim como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)