Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Com 9 casos de raiva e 450 morcegos recolhidos, CCZ alerta sobre perigos da doença

Raiva é incurável em animais e letal aos seres humanos
Aline Machado -
Morcegos raiva CCZ
Morcegos. (Foto: Divulgação CCZ)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de publicou um vídeo, nesta segunda-feira (14), alertando sobre casos de raiva. Desde o início do ano, 9 morcegos foram diagnosticados com a doença e 450 recolhidos em áreas urbanas da Capital.

No vídeo, a médica-veterinária Maria Aparecida Conche Cunha afirma que os animais recolhidos estavam em situações atípicas, caídos no chão e dentro de áreas urbanas de Campo Grande.

Devidos aos casos de animais contaminados, o CCZ reforça que todos os morcegos encontrados caídos podem estar contaminados. “Por mais que não seja um morcego hematófogo, que se alimenta de sangue, pode também portar o vírus e transmitir, acidentalmente, para qualquer outro animal que seja mamífero”, frisa.

Desta forma, a médica-veterinária também destaca a importância dos cuidados para evitar possível transmissão. “Ao encostar, mesmo que acidentalmente, procurar uma unidade de saúde 24 horas para que seja feita a avaliação e a necessidade de profilaxia antirrábica humana e, também, manter sempre os cães e gatos da residência, anualmente, vacinados contra a raiva”, ressalta.

Raiva é letal

Conforme o , a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive seres humanos. A doeça é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, e atinge o sistema nervoso central.

A raiva é incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A doença é uma zoonose, portanto, transmissível e letal aos seres humanos. A trasmissão em seres humanos ocorre pela saliva do animal infectado, principalmente, por meio de mordidas, arranhões e lambidas.

Em seres humanos, a raiva é letal em quase 100% dos casos e pode levar ao óbito de 2 a 7 dias, após a apresentação dos sintomas.

Medidas preventivas

Ao encostar, mesmo que acidentalmente, procurar uma unidade de saúde 24 horas para que seja feita a avaliação e a necessidade de profilaxia antirrábica humana e, também, manter sempre os cães e gatos da residência vacinados anualmente contra a raiva.

Vale destacar que a principal medida preventiva é a vacinação de cães e gatos, pois eles podem entrar em contato com morcegos contaminados e transmitir o vírus para humanos. Em Campo Grande, não existe uma região mais alarmante de casos de morcegos contaminados com raiva, portanto, todos devem estar atentos.

Além disso:

  • Não toque em morcegos, vivos ou mortos;
  • Encontrou um morcego caído? Solicite uma equipe da CCZ pelos telefones (67) 3314-5000 ou (67) 2020-1794. Até que a equipe chegue oa local, é importante isolá-lo com pano, ou balde, algo que impeça a aproximação de outros animais da residência.
  • Em caso de qualquer tipo de contato com morcego, procure imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima.

Os morcegos são protegidos pela Lei Federal 9.605, de fevereiro de 1998, e não devem ser caçados ou mortos. Eles são extremamente importantes para manutenção do equilíbrio ambiental, pois fazem a polinização de plantas, disseminam sementes e controlam a população de insetos.

O CCZ não realiza

  • Captura de morcegos em locais altos;
  • Desalojamento;
  • de telhados e outras áreas habitadas.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued