Uma frente fria atinge Ponta Porã na tarde desta sexta-feira (5), trazendo uma queda na temperatura e uma espessa neblina que cobre a cidade. Imagens da região, que fica a cerca de 320 quilômetros de Campo Grande, mostram o cenário de inverno, com a paisagem totalmente encoberta pela névoa.
Na tarde de hoje (5), por volta das 17h, os termômetros marcaram 10,2°C. No entanto, o que mais chamou a atenção foi a sensação térmica, que chegou a 1,2°C.
Anteriormente, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) havia emitido aviso para o declínio de temperatura, válido até as 6h de domingo (7). De acordo com o alerta, a temperatura pode cair entre 3°C e 5°C, o que indica que a população de Ponta Porã deve se preparar para dias frios.
Essa massa de ar frio deve permanecer na região, mantendo as temperaturas baixas e o tempo instável nos próximos dias.
No sábado (6), o Inmet prevê máxima de 26 graus e mínima de 11 graus para a cidade de Ponta Porã. Além disso, há possibilidade de chuva no período da tarde e da noite.
Temperatura x sensação térmica
A temperatura que vemos nos termômetros mede o calor do ar em um determinado local. Já a sensação térmica é como nosso corpo, na verdade, percebe essa temperatura. Ela é influenciada por vários fatores, principalmente a velocidade do vento e a umidade do ar.
Quando há vento, ele remove a camada de ar quente que fica ao redor da nossa pele, fazendo com que o nosso corpo perca calor mais rapidamente. É por isso que, mesmo com a temperatura do ar a 10,2°C, a brisa fria em Ponta Porã fez com que a sensação percebida fosse de apenas 1,2°C.
A umidade também desempenha um papel importante: o ar úmido conduz calor melhor que o ar seco, o que pode aumentar a sensação de frio em temperaturas baixas. A umidade em Ponta Porã hoje chegou a 97%.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.