Moradores do bairro Nova Lima se mobilizaram na tarde desta terça-feira (21) para resgatar gatinhos que foram jogados dentro de um bueiro na Rua Firmo Cristaldo, na esquina com a Avenida Dona Carlota Joaquina, em Campo Grande. Segundo a população local, devido a presença grandes áreas de vegetação no local, a região é constantemente usada para descarte irregular de lixo, carcaças de animais e, também, animais vivos.
Na situação ocorrida nesta terça, a dona de casa Andréia Silva passou pelo local por volta das 13h30 e ouviu miados vindos do interior do bueiro. Ela percebeu que a tampa do bueiro, que é bastante pesada, apresentava sinais de ter sido forçada, o que fez com que ela deduzisse que os animais tinham sido jogados propositalmente no local.
Ela acionou o Corpo de Bombeiros, mas foi informada de que seria necessário haver um responsável pelos animais para que o resgate fosse realizado.
Como ela tem mobilidade reduzida devido a um acidente que sofreu, não conseguiu entrar na boca de lobo para retirar os filhotes. Assim, ela deixou a tampa aberta e colocou uma tábua no bueiro na esperança de que os filhotes conseguissem escalar.
O resgate
Mais tarde, por volta das 17h, outro grupo de pessoas se juntou no local e iniciou o resgate por conta própria. Foi assim que a jovem Vitória, acompanhada do marido, entrou no bueiro e retirou quatro filhotes ainda vivos, e contou com a ajuda de outra mulher que passava pelo local e levou ração e uma caixa de sapato para abrigar os animais. Os gatos estavam debilitados, desidratados e bastante assustados.
De acordo com o relato de Andréia, Vitória já havia notado a presença dos filhotes no bueiro há cerca de três dias, mas não havia conseguido retirá-los. Após o resgate, ela levou os animais para casa e informou que pretende encontrar pessoas dispostas a adotá-los, já que cuida de outros cinco gatos resgatados.
Pedido de ajuda
A denunciante também comunicou o caso à Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista). Ela contou que, no terreno onde fica o bueiro e os gatinhos que foram resgatados são recorrentes os casos de abandono e maus-tratos a animais, além de haver descarte irregular de lixo e até mesmo de ossos bovinos e restos de carne.
“Na semana passada, uma conhecida encontrou filhotes dentro de uma caixa sob sol forte, e ao lado havia outra caixa com um cachorro morto”, conta Andréia, que já tem quatro gatos de resgate e dois cachorros.
Segundo Andréia, a população precisa de mais atenção do poder público, como campanhas educativas e de conscientização frequentes, além de ações de castração para ajudar a conter esse tipo de situação.
“Acho que poderia ter aqui no nosso bairro algum tipo de feirão, palestras, iniciativas públicas para envolver a população, para estarem mais envolvidos com os bairros. Fazer campanhas nas escolas sobre maus tratos de animais, sobre abandono”, sugere a moradora.
O Jornal Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para saber se estão previstas ações na região como as sugeridas por Andréia. O espaço segue aberto para considerações.
Como adotar os gatinhos resgatados
Quem tiver interesse em adotar os gatinhos encontrados no bueiro da Rua Firmo Cristaldo, pode entrar em contato com a Vitória pelo telefone (67) 99191-7844.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.