Um homem provocou destruição na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados nas primeiras horas desta terça-feira (16). Por volta das 5h da manhã, ele começou a quebrar equipamentos da unidade, incluindo macas, computadores e impressoras.
De acordo com o prontuário, o indivíduo havia sido levado à UPA pelo Samu (Serviço de Atendimento de Urgência) em estado agitado, agressivo e confuso.
Após receber atendimento médico, ele questionou sobre uma mochila que, segundo os registros, não portava ao chegar à unidade. Ao não encontrá-la, entrou em crise e iniciou a destruição.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, o homem aparece totalmente descontrolado, arranca um extintor da parede, derruba macas e esparramas documentos de atendimentos de pacientes.
Após deixar a UPA, o homem foi detido pela Guarda Municipal e encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).
Ele permanece algemado e apresenta falas desconexas, sem condições de prestar depoimento. A ocorrência está sendo apurada pela Polícia Civil.
O que disse a prefeitura:
A prefeitura de Dourados, por meio da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) divulgou uma nota de esclarecimento sobre o incidente ocorrido na UPA na madrugada de hoje.
Segundo a Funsaud, o paciente deu entrada na unidade por volta das 2h, encaminhado pelo Samu em crise comportamental, com histórico de surto psicótico.
A Funsaud informou que o paciente já chegou à UPA medicado, apresentando comportamento agressivo, agitado e confuso. Após ser avaliado, ele evadiu do local, retornando horas depois e causando danos à estrutura física e aos equipamentos da Área Verde.
A Funsaud ressaltou que o mesmo paciente já havia sido atendido na UPA no dia 14 de setembro, devido a uma crise convulsiva. Na ocasião, foi medicado e liberado no dia seguinte, acompanhado por um familiar.
Confira a nota da Funsaud na íntegra:
Nota de Esclarecimento UPA
A Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud) informa que na madrugada do dia 16 de setembro de 2025, o paciente D.A.M. deu entrada na UPA por volta das 2h, encaminhado pelo SAMU, em crise comportamental, com histórico de surto psicótico.
O paciente apresentava comportamento agressivo, agitado e confuso, além de estar desacompanhado. Chegou à unidade ja medicado, em estado sonolento, após passar por avaliação médica, paciente evadiu do local as 5h retornando as 5h40 agressivo onde acabou causando danos à estrutura física e equipamentos do setor da Área Verde.
A Funsaud ressalta que o mesmo paciente já havia sido atendido anteriormente nesta unidade, no dia 14 de setembro de 2025, trazido pelo irmão, em decorrência de uma crise convulsiva. Na ocasião, foi avaliado pela equipe médica, medicado e liberado no dia 15 de setembro de 2025, acompanhado pelo familiar.
Diante da situação ocorrida, a equipe multiprofissional atuou prontamente, acionando a segurança e os suportes necessários para a contenção e estabilização do paciente, garantindo a integridade dos demais pacientes, acompanhantes e profissionais presentes.
A direção da unidade já está tomando as providências cabíveis quanto à avaliação dos danos materiais e à recuperação dos equipamentos e estruturas afetadas. O caso será devidamente registrado junto aos órgãos competentes para os devidos encaminhamentos.
A Fundação de Serviços de Saúde reforça o compromisso de oferecer uma UPA com a segurança, o acolhimento e o atendimento humanizado, bem como com a manutenção de um ambiente de trabalho seguro para toda a equipe.
*Texto editado às 10h35, para acréscimo da Nota de Esclarecimento da Funsaud.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.