Jaguatirica acuada em um depósito mobilizou operação integrada em Corumbá, cidade a 446 quilômetros de Campo Grande, na noite desta terça-feira (2). A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Corumbá foi acionada devido à presença do animal silvestre no bairro Jatobazinho.
Um agente foi ao local e constatou tratar-se de uma jaguatirica (Leopardus pardalis), felino característico do Pantanal, que se encontrava ferida e acuada no interior de um depósito. O local foi isolado e os moradores orientados a se afastarem, permitindo que o animal permanecesse mais calmo até a chegada das equipes de apoio.
A Defesa Civil acionou o Corpo de Bombeiros Militar, que possui estrutura para manejo da fauna silvestre, além de grupo técnico responsável pelo monitoramento de felinos no município. Também foram mobilizados um biólogo e um médico-veterinário. Segundo os Bombeiros, após avaliação, verificou-se que seria necessário o uso de sedativo para garantir a captura em segurança.
Foram então utilizadas rede de captura e gaiola de transporte específica. Sedado e estabilizado, o animal foi conduzido sob supervisão da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, onde passará por exames clínicos detalhados e receberá o tratamento veterinário adequado à sua recuperação.
A presença de felinos em áreas urbanas de Corumbá ocorre devido à proximidade da cidade com o Pantanal. Em situações semelhantes, a orientação é a de não tentar capturar, espantar ou se aproximar do animal. A população deve acionar imediatamente os canais oficiais de emergência.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)