Incêndio retornou em área de vegetação no Assentamento Santa Mônica em Terenos, na noite desta sexta-feira (12). Conforme moradores, as chamas se iniciaram por volta das 15 horas.
“A primeira coisa que fazemos quando começa a pegar fogo é ligarmos para o pessoal da cidade para poder ligar para os bombeiros. Minha mãe, minha nora, em Campo Grande, nós ligamos para que eles liguem para os bombeiros, mas não tem sucesso, bombeiro não vem aqui”, diz a moradora Andreia Rufino Feitosa.
Na região, os moradores possuem acesso à internet, porém, não há cobertura para ligação convencional, necessária para entrar em contato com o 193 ou 190. Os moradores se comunicam por ligações via WhatsApp, serviço que não possibilita o contato com o serviço de emergência. “Só se tivéssemos um número de WhatsApp do Corpo de Bombeiros“, comenta.
“Sozinhos aqui, tivemos que reunir nossas forças. Muitos perderam muitas coisas, porque, a gente viu o gado andando no meio do pasto, no meio das cinzas. Graças a Deus não chegou no meu lote, mas chegou na vizinha da frente. Estamos abandonados aqui, não é justo isso”, disse a moradora.
“Estamos sofrendo com isso, não é a primeira vez que acontece isso, arriscamos as nossas vidas, não temos preparo nenhum para apagar fogo, mas não podemos deixar o fogo acabar com tudo. Hoje mesmo foi mais de dez lotes que pegou fogo, a gente não tem um telefone para poder estar ligando. Eu e meu marido chegamos em casa agora, eu estava com pedaço de galho, a minha irmã, meu cunhado, meu marido com bomba costal, jogando água, só que é um risco, não temos preparação, equipamento, roupa”, diz Andreia.
Segundo a moradora, o fogo apagou, porém, pode retornar devido aos ventos e vegetação seca.
Em nota, o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul) esclareceu que eventuais dificuldades de contato com o número 193 podem estar relacionadas a falhas na rede das operadoras de telefonia, situação que, segundo eles, não é de responsabilidade da Corporação.
“Sempre que tomamos conhecimento desse tipo de falha, adotamos medidas imediatas, como a divulgação de informes à população com a disponibilização de números temporários para contato, garantindo assim a continuidade do atendimento às emergências”, diz.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.