Um brigadista registrou uma imagem emblemática do incêndio que atinge há duas semanas o Pent (Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari), na região norte de Mato Grosso do Sul. Ele registrou o momento em que uma onça-pintada adulta foge das chamas que consomem a área de preservação.
O registro foi feito pelo brigadista Franklyn Daniel e publicado em suas redes sociais. Nas imagens, o felino aparece assustado e em fuga, em meio à fumaça densa que tomou conta da região.
Na postagem, relatada inicialmente pelo O Correio News, o brigadista apresenta a cena com um tom de alerta. “Uma onça com sede, perdida em meio às chamas que consomem o Parque Nacional das Nascentes do Taquari. Milhares de hectares já foram destruídos, mas a esperança ainda resiste”, relatou.
Incêndio fora de controle
Já o Edição MS afirmou que, segundo a Brigada de Incêndio de Alcinópolis, o fogo teria começado em 19 de setembro, supostamente provocado pela queda de um raio. Desde então, as chamas já destruíram uma área estimada em mais de 3,5 mil hectares, atingindo diretamente a região entre Alcinópolis e Costa Rica.
A Prefeitura de Alcinópolis montou uma força-tarefa para enfrentar a situação, envolvendo brigadistas, secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, produtores rurais e órgãos ambientais como o Imasul.
Entre as ações, destaca-se a abertura de mais de 50 quilômetros de aceiros com uso de máquinas pesadas e trabalho manual, fundamentais para tentar conter o avanço das chamas. A estratégia inclui também apoio logístico de produtores rurais, fornecimento de equipamentos e a atuação direta das brigadas locais, que têm trabalhado dia e noite.
Patrimônio natural em risco
O Pent é considerado um dos corredores ecológicos mais importantes do Estado, com 30.618 hectares que conectam os biomas Cerrado e Pantanal. Além da rica fauna e flora, o parque abriga sítios arqueológicos milenares, como pinturas rupestres, cavernas e antigos caminhos indígenas conhecidos como “peabirus”.
A ameaça ao bioma e ao patrimônio histórico torna a situação ainda mais delicada. Animais silvestres, como a onça-pintada, registrada nos últimos dias, enfrentam a fuga desesperada, perda de habitat e escassez de água e alimento.
Por motivos de segurança, as visitações ao parque estão suspensas por tempo indeterminado. A administração informou que a reabertura só ocorrerá quando houver condições seguras e o fogo estiver controlado.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)