Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Onça volta a rondar casa e assusta moradores de Corumbá

Bairro da Cidade Branca convive há meses com felino atacando cachorros e galinhas
Adriel Mattos -
Animal apareceu em quintal de moradora. (Foto: Reprodução, Diário Corumbaense)

Um dia após a equipe do Jornal Midiamax visitar o Bairro Generoso, em — cidade no oeste de , a 413 km de —, uma onça-pintada foi vista rondando o Mirante da Capivara na noite de sexta-feira (6). A família de Clara da Silva Pereira Duarte se assustou com a “visita”.

Uma câmera de segurança flagrou o felino andando pelo quintal antes das 21h, segundo o jornal Diário Corumbaense. Clara e os filhos gritaram e o animal foi embora.

O 1º BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental) foi à residência após a passagem da onça. “Eles vieram aqui e conversaram com a gente, é preciso uma providência”, disse.

O genro de Clara, Odney Edson de Souza Torres, contou que, antes de a onça aparecer, as galinhas de uma parente se agitaram.

“Percebemos que as galinhas ficaram agitadas e resolvemos estourar bombinhas, quando pararam. Mas, minutos depois, voltaram a ficar agitadas, quando então minha cunhada ligou no meu telefone para avisar que a onça havia aparecido e a câmera tinha registrado ela. Não sabemos se ela veio da casa que fica abaixo, só vimos quando saiu do quintal aqui de casa, que é aberto, e foi espantada pela minha sogra e o filho dela, correndo em direção ao Mirante”, descreveu.

Ele comentou ainda que se sente inseguro. Além disso, a família adotou um “toque de recolher”, com medo do animal.

“Ficamos reféns da situação, a nossa segurança fica vulnerável porque não se sabe a reação de um animal selvagem. Estamos nos precavendo, antes das 18h, já entramos e recolhemos as cachorras, não dá para correr o risco. A todo momento a gente se guia pelo monitoramento da câmera. Até quando saímos, a gente olha antes de descer do carro, verificamos a frente de casa, principalmente o lado direito, que é aberto e tem que ter todo cuidado e atenção”, contou Odney. 

Aparição de onças leva medo a moradores de Corumbá

Há meses, o Bairro Generoso foi tomado pelo medo. Uma onça-pintada — ou onças, já que não se sabe quantas estão na região — vem andando pelo bairro e impondo uma rotina diferente. Animais domésticos vêm sendo alvo do felino.

A reportagem do Jornal Midiamax esteve no Bairro Generoso na manhã de quinta-feira (5) e conversou com vários residentes. Por lá, o relato é unânime: cachorros de toda a vizinhança estão sendo devorados pelo felino de grande porte e, apesar de parecer conversa antiga, quem vive no local há mais de meio século afirma nunca ter testemunhado nada semelhante.

No caso de dona Clara, que mora no Generoso há quatro décadas, não é diferente. No final do mês de maio, ela teve a residência invadida pela tal onça, que atacou uma de suas cadelas. “Agora ficamos presos, não saímos mais de casa, nem os cachorros”, declara. No dia em que o felino esteve no local, o pior só não aconteceu porque outras cadelas o espantaram. Câmeras de monitoramento registraram tudo e o ataque, inclusive, virou notícia nacional.

Enquanto a equipe do Midiamax circulava pelo bairro, a FMAP (Fundação de do ) entregava panfletos e fazia orientações aos corumbaenses sobre a convivência entre onças e humanos.

Arleni Morinigo, médica-veterinária, gerente do bem-estar animal da Fundação, conversou com a reportagem e disse que, depois das queimadas de 2019, as onças têm aparecido com mais frequência.

“Então elas acabam vindo pra cidade, aí não tem comida, não tem recurso, começam a invadir. Elas já estão acostumadas com as pessoas”, pontua.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Bêbado, homem agride ex-mulher e acaba preso em Bataguassu

Últimas Notícias

Polícia

Fiscalização policial apreende bebidas irregulares em Ribas do Rio Pardo

Ação conjunta entre Delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo e Vigilância Sanitária Municipal foi realizada na noite de quarta-feira (15)

Cotidiano

Inscrições para comercialização de produtos no cemitério de Três Lagoas abrem na próxima semana

A comercialização ocorrerá durante o feriado de Finados, em novembro

Mundo

Trump diz que conversa com Putin foi ‘muito produtiva’ e que ambos se encontrarão em Budapeste

Líderes terão reunião "para ver se podemos trazer fim a esta guerra inglória", disse Trump, em referência ao conflito entre Rússia e Ucrânia

Polícia

Idoso de 82 anos morre após assalto e agressão na Vila Nhanhá

Caso ocorreu no domingo (12) e suspeito foi preso na terça-feira (14). Caso pode ser investigada como latrocínio