Moradores de Caracol registraram e até se assustaram com fenômeno no céu que pode estar ligado ao pico da chuva de meteoros Orionídeas. “Por volta das 19h, foi um estrondo acompanhado do clarão onde tremeu até as paredes das casas, dando um susto em toda cidade”, disse a leitora Zilma Maria que mora em Campo Grande, mas escutou os relatos da sobrinha que mora na cidade. Não há registro de chuva e nem de raios na noite desta terça, na cidade.
A data coincide com previsão da chuva de meteoros Orionídeas. Segundo o Observatório Nacional (ON), a chuva Orionídeas com pico de observação nas noites de terça-feira (21) para quarta-feira (22) e de quarta-feira para quinta-feira (23).
Segundo o astrônomo Marcelo De Cicco, a chuva terá característica de meteoros extremamente rápidos que podem chegar a 66 quilômetros por hora, brilhantes e que deixam trilhas luminosas no céu. De Cicco coordena o Projeto Exoss, uma rede colaborativa que estuda meteoros e é apoiada pelo Observatório Nacional.
O nome Orionídeas é referência à constelação de Órion, de onde os meteoros parecem “nascer” perto da estrela Betelgeuse. A constelação leva o nome do mito grego de Órion, um gigante caçador. É uma das constelações mais conhecidas e facilmente identificável no céu noturno: seu centro é marcado por três estrelas brilhantes, as Três Marias. No entanto, os meteoros podem surgir em qualquer parte do céu, publicou a Agência Brasil.