A forte chuva registrada neste sábado (18) provocou diversos transtornos na área urbana e rural do município de Corumbá, a cerca de 425 km de Campo Grande. Segundo balanço parcial divulgado pela Defesa Civil, os acumulados de chuva após a tempestade chegaram a 21,2 milímetros na região central e 24,4 milímetros na parte alta da cidade. No entanto, em algumas áreas do Pantanal, a chuva ultrapassou 100 milímetros.
Na área urbana, houve queda de árvores sobre residências nos bairros Nova Corumbá e Vila Guarani. O 3º Grupamento de Bombeiros Militar atuou rapidamente na eliminação dos riscos, e a Defesa Civil distribuiu lonas para cobertura de telhados danificados.
No Colégio Santa Tereza, parte da estrutura da quadra desabou sobre um veículo, causando danos materiais, mas ninguém se feriu.
Na zona rural, as rajadas de vento atingiram comunidades ribeirinhas. Em Paraguai Mirim, quatro casas foram danificadas, deixando quatro adultos, sete crianças e três idosas desabrigados. Uma gestante está entre os prejudicados. Já na região do Castelo, uma residência foi afetada, com dois adultos e uma criança desalojados.
Todas as famílias estão acolhidas em residências vizinhas e não há registro de feridos. A Escola Jatobazinho também teve destelhamento e queda de árvores, reforçando a intensidade dos ventos registrados.
A Prefeitura de Corumbá informou que as equipes da Defesa Civil Municipal seguem realizando levantamento de danos causados pela tempestade e fazendo acompanhamento das famílias afetadas, em articulação com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social.
Região ainda sob alerta
O município permanece sob aviso de tempestade severa segundo o INMET (Instituo Nacional de Meteorologia), com vigência até este domingo (19).
A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, e ventos de até 100 km/h. Também há possibilidade de queda de granizo. O alerta inclui riscos de corte de energia, queda de árvores e alagamentos.
“Pedimos que ninguém se abrigue sob árvores durante as rajadas de vento e que evitem estacionar próximos a torres de transmissão ou placas. Se possível, desliguem os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em áreas com risco de enxurrada, protejam documentos e objetos de valor em locais elevados. Em qualquer situação de perigo, procurem abrigo e acionem o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199”, orientou o capitão Silvanei, superintendente da Defesa Civil Municipal.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.