Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Tornado atinge região sul de MS e Estado registra rajadas de vento de 115,6 km/h

Imagens foram registradas por caminhoneiros e encaminhadas pelo canal Fala Povo
Idaicy Solano -
Registro de tornado an região sul de MS (Foto: Fala Povo)

Imagens mostram tornado registrado na região sul de na manhã deste domingo (21). O registro foi feito por caminhoneiros, entre as cidades de Rio Brilhante e Dourados, a aproximadamente 198 quilômetros de Campo Grande. No vídeo é possível ver o tornado passar, levantando bastante poeira na estrada. 

Segundo o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a cidade de Rio Brilhante registrou rajadas de vento a 58,3km/h, e um acumulado de 18,4mm de chuva. O município a registrar a maior força dos ventos foi Caárapó, localizada na região de Grande Dourados, no centro-sul do Estado, com ventos de 115,6 km/h. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o meteorologista Natálio Abraão Filho, em Três Lagoas a velocidade dos ventos chegou a 51,8 km/h por volta das 9h40, e atingiu um pico de 73,8km/h por volta das 10h. Já em relação ao volume de chuva,a cidade registrou 11,8mm, após 29 dias de seca. 

Em Paranaíba, as rajadas de vento chegaram a 66,5km/h, por volta das 11h55. O município segue com tempo fechado e possibilidade de chuva nesta segunda-feira (22).

Estragos na região sul

Cidades do sul de Mato Grosso do Sul enfrentam estragos causados pelo temporal desta segunda-feira (22). Até o momento, a Defesa Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão mobilizados para atendimentos em Ponta Porã, Caarapó, Amambai e Naviraí.

Além de Caarapó, as cidades de Aral Moreira (85,3 km/h), (81,7 km/h), (81,4 km/h), Itaporã (78,8 km/h) e Itaquiraí (78,5 km/h) também registraram altos índices nas rajadas de vento. Quanto às cidades mais chuvosas das últimas horas foram Iguatemi, com um volume de 52,6 milímetros; Aral Moreira (42,4 mm); Amambai (40 mm); e Sete Quedas (28,6 mm).

Em Naviraí, conforme o site Portal do Conesul, bairros ficaram sem energia e vias foram obstruídas por árvores durante o temporal. Além disso, galhos atingiram imóveis, como comércios da região central.

Em Ponta Porã, a chuva ultrapassou 24 milímetros em poucas horas. Trechos da cidade registraram alagamentos. No início da manhã, algumas ruas estavam parcialmente bloqueadas e com transtornos no trânsito, sobretudo em áreas residenciais, onde árvores e galhos caídos dificultavam a passagem de veículos.

Já na cidade de Aral Moreira, a chuva destelhou casas, derrubou árvores, demoliu muros de residências e deixou todo o município sem energia, nesta manhã.

arvore
Queda de árvore em residência de Naviraí (Foto: Reprodução, Portal do Conesul)

Previsão do tempo

A primavera início com mudança de temperatura em Mato Grosso do Sul. A previsão indica chuva, vendaval e declínio na temperatura. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o Estado pode registrar acumulado de 40 milímetros em 24h, principalmente na região centro-sul. Com a chegada da massa de ar frio, espera-se uma acentuada queda nas temperaturas, especialmente entre segunda-feira e terça-feira (23).

Ainda estão previstas mínimas entre 12 e 14°C e máximas entre 24 e 27°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 16 e 22°C e máximas entre 26 e 31°C.

Já nas regiões do bolsão, leste e norte os termômetros devem registrar mínimas entre 17 e 21°C e máximas entre 31 e 34°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 17 e 19°C e máximas entre 27 e 29°C.

Em grande parte do Estado, os ventos atuam de noroeste com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h. Porém ao longo da segunda-feira os ventos mudam para o quadrante sul.

Evite acidentes

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, assim, evita-se que eles se danifiquem com a água.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; assim como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued