A chegada de uma nova frente fria vinda do Sul do país provocou mudanças repentinas no tempo em Campo Grande. Na manhã desta segunda-feira (22), a chuva veio acompanhada de uma ventania que atingiu cerca de 40 km/h e causou prejuízos em diferentes pontos da cidade. No bairro Rita Vieira, a força do vento arrancou a cobertura da área externa de uma casa, na Rua Roque Tertuliano de Andrade.
O toldo saiu ‘voando’ pela rua e só parou na esquina com a Rua Olinda Alves, onde, conforme um morador, atingiu um transformador, causou uma explosão e deixou diversas casas sem energia elétrica.
“O vento levantou a cobertura, que fez contato com os fios e estourou o transformador. Acordamos com o barulho das explosões por volta das 7h30. Várias ruas ficaram sem energia elétrica”, relatou o morador.
As imagens mostram a estrutura caída sobre fios de energia elétrica, o que representa um risco aos moradores. Ainda segundo o relato, equipes da Prefeitura e da Energisa foram acionadas e um caminhão-guindaste removeu um toldo do local.
Além de Campo Grande, cidades do interior de Mato Grosso do Sul registraram ventos intensos neste início de semana. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), houve recorde na velocidade do vento em Caarapó, com rajadas de 115 km/h nas últimas 24h. Também estão na lista as cidades de Aral Moreira (85,3 km/h), Iguatemi (81,7 km/h), Amambai (81,4 km/h), Itaporã (78,8 km/h) e, por fim, Itaquiraí (78,5 km/h).
Confira o vídeo:
Evite acidentes
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas.
Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, assim, evita-se que eles se danifiquem com a água.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Assim como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O que diz a Energisa?
Em nota, a Energisa informou que bairros de Campo Grande sofreram com danos por conta das chuvas e fortes ventos. Confira na íntegra:
“A Energisa informa que as fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos fortes causaram danos significativos à rede elétrica em alguns bairros de Campo Grande. Os estragos foram provocados por objetos lançados contra a rede e queda de árvores e postes.
Diante da situação, a concessionária acionou o plano de contingência, mobilizando equipes técnicas especializadas para realizar manobras operacionais e viabilizar o restabelecimento do serviço com segurança e agilidade.
Além disso, as equipes seguem atuando ininterruptamente para que o fornecimento seja normalizado quanto antes para todos os clientes impactados.
A Energisa reforça que a população deve evitar qualquer contato com cabos ou fios caídos, assim como comunicar imediatamente em caso de situações de risco por meio dos canais oficiais de atendimento:
WhatsApp Gisa: (67) 99980-0698
Site: energisa.com.br
Aplicativo Energisa On
Call Center: 0800 722 7272″
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)