Vizinhos encontraram cinco gatos mortos com sinais de envenenamento na Rua Anhanguera, bairro Piratininga, em Campo Grande, desde segunda-feira (25). Os animais eram alimentados em um terreno vazio por uma idosa, que morreu há cerca de um mês.
A mulher que cuidava dos felinos era protetora da causa animal e tratava de cerca de 15 gatos e dois cachorros, segundo uma vizinha. Familiares da idosa e moradores da região alimentam os animais desde então, mas o cuidado não é diário e eles passaram a procurar comida rasgando sacos de lixo, o que teria incomodado parte da vizinhança.
“Os gatos ficaram à mercê na rua. Não sei quem, por maldade, andou envenenando os gatos”, afirma uma vizinha de 38 anos, que preferiu não se identificar. Ela também se preocupa com o paradeiro dos cães. “Não sei o que aconteceu com os cachorros, sumiram. Eles ficavam presos na casa, a gente não sabe se soltaram ou se deram para alguém, porque não conseguimos ter acesso”.
Cinco gatos mortos
Na segunda-feira (25), um morador encontrou dois felinos mortos. Na quarta-feira, eles encontraram mais três. “Vizinhos meus presenciaram os gatos gatos gemendo, com um baba branca, porque foram envenenados e faleceram na casa deles”, afirma a moradora.
Ela e outros vizinhos denunciaram a situação à CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses), que teria marcado uma vistoria na região para apurar os fatos. “Já denunciamos, só que os gatos estão continuando aparecendo mortos. A gente não sabe mais o que fazer, estávamos dando ração, mas agora eles estão aparecendo todos babando”, conta a vizinha de 38 anos.
Ao Jornal Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), responsável pela CCZ, informou em nota “que as situações de maus-tratos contra animais configuram crime e, portanto, devem ser apuradas pela autoridade policial competente”. A pasta afirma ainda que “a CCZ não possui competência legal para investigar esse tipo de ocorrência”.
Por fim, a Sesau orienta “que a população registre ocorrência diretamente na Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) ou acione a Polícia Militar, por meio do telefone 190”.
Matar animais é crime
O crime de maus-tratos tem pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode aumentar em até 1/3.
Portanto, o envenenamento de animais é crime no Brasil, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). O artigo 32 dessa lei define como crime qualquer ato que cause dor, sofrimento, ferimento, mutilação ou morte a animais silvestres, domésticos ou domesticados.
(*) Matéria alterada às 8h50 de 29 de agosto de 2025 para acréscimo de nota da Sesau.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)