Os diversos relatos recebidos pela redação do Jornal Midiamax apontam que Campo Grande parece ter virado rota turística para grandes felinos. Ou será que é o medo que está fazendo o povo enxergar bicho onde não tem? O fato é que, mais uma vez, recebemos um novo relato de avistamento de onça em área urbana.
O jovem Lucas Gabriel, garante ter visto uma onça-parda passando em frente à sua residência, na região do Coophasul. O fato teria ocorrido por volta das meia-noite passada. Segundo Lucas, tudo começou quando os cachorros da casa começaram a latir desesperadamente. Ele e o irmão correram para a janela e, segundo eles, deram de cara com uma suposta onça desfilando na rua.
“Comecei a gritar e ela correu”, disse Lucas, que, no susto, não conseguiu filmar a aparição. Ele voltou ao local na manhã seguinte e registrou pegadas que, segundo ele, são da própria onça que viu. A gente ainda não recebeu o vídeo prometido do vizinho, mas ele garante que tem.
“Meu vizinho tem a filmagem da câmera, vou pedir para ele. A polícia ambiental disse que era impossível, mas tá aqui as pegadas! Ela passou na minha calçada!”, contou.
Alerta de autoridades
Essa história surge na mesma semana em que o vereador veterinário Francisco (União Brasil) fez um alerta na Câmara sobre a presença de uma onça-pintada com filhote na região da Vila Nasser, bairro que, junto com Santa Luzia, vem sendo palco de relatos parecidos.
Teve morador dizendo que viu uma onça-parda, outro falou que era preta malhada, e teve até quem jura que viu quatro felinos diferentes. Por enquanto, nem a PMA (Polícia Militar Ambiental), nem o Ibama confirmaram qualquer indício físico das onças nas vistorias que fizeram.
Apesar disso, o fato não foi de todo descartado. A PMA afirmou que há monitoramento em curso e prestou recomendações de segurança aos moradores, diante do barulho dos relatos nas redes sociais.
Fato é que, embora os relatos não possam ser confirmados, a cidade tem sim áreas de mata e presença de fauna silvestre então, tecnicamente, não seria impossível uma onça ser avistada em área urbana.