A chuva foi rápida e favoreceu o ameno da temperatura em Campo Grande, na manhã desta terça-feira (16). Na estação climática da UPA Universitário, a chuva chegou a apenas 5,6 milímetros. Logo, moradores notaram uma espuma branca no asfalto, principalmente na região central.
Um dos registros foi compartilhado pela página “Passeando em Campo Grande”, na Rua 13 de Maio, próximo à Rua Maracaju. Moradores comentaram que o fenômeno também aconteceu na Avenida Gury Marques, na Consul Assaf Trad e até na Avenida Marquês de Pombal.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Houve curiosidade para saber o que seria a espuma branca. “Jogaram detergente?”, comentou um. “Reação da água aos elementos de contaminação no asfalto como óleo, matéria orgânica e outros compostos que o vento espalha. Muito comum quando fica muito tempo sem chover”, disse outro.
Poluição
No entanto, há várias possibilidades para a causa, por exemplo, poluição, vazamento de esgoto e até resíduos de algum agente químico.
O meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, explica que a causa exata do fenômeno só é possível com coleta e análise em laboratório.
Outra possibilidade sobre a causa da espuma seria a reação da chuva com a matéria orgânica no asfalto, como a poeira e a fuligem.
“[Ficou] muito tempo sem chover e tem matéria orgânica, decomposição de folhas, partículas de queimadas, espalhadas pelo chão. Quando vem uma chuva, a água pode entrar em contato com a matéria orgânica em decomposição e pode gerar espuma. Entretanto, a confirmação é laboratorial”.
Mais chuva?
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de tempestade para Campo Grande e 68 cidades de Mato Grosso do Sul. Sendo assim, a previsão para esta terça-feira indica chuvas de 50 milímetros, acompanhando ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
O aviso é válido das 10h às 23h59 de hoje, com indicação de perigo potencial para a condição climática. Durante esse período pode chover de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm ao dia. Sendo assim, pode ocorrer risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Confira o vídeo
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)