Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Vontade Indomável’: obra conta história de Aleixo Paraguassú Neto, primeiro juiz negro de MS

Lançamento do livro foi realizado na Galeria de Desembargadores do TJ-MS
Aline Machado, Thalya Godoy -
Juíz aposentado Aleixo Paraguassu, em lançamento de biografia (Foto: Helder Carvalho)

Amigos e familiares participaram nesta quarta-feira (18) do lançamento do livro Vontade Indomável – A História de Aleixo Paraguassú. A obra escrita por Helen Suzuki e Rachel Anderson, conta a história do mineiro que se tornou o primeiro juiz negro de e também é o fundador do Instituto Luther King, que oferece vestibular para pessoas de baixa renda.

O lançamento do livro encheu de memórias a Galeria de Desembargadores do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grossodo Sul), uma vez que, o personagem principal da obra é um das figuras mais renomadas no magistrado do Estado.

Obra escrita por Helen Suzuki e Rachel Anderson (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

Amigos desde 1982, o presidente do TJ-MS, Dorival Renato Pavan, lamentou que Paraguassú tenha se aposentado cedo e ressaltou que ele poderia ter contribuído ainda mais para o magistrado em Mato Grosso do Sul. “O Aleixo é exemplo que nós todos devemos seguir como magistrados”, observou.

A desembargadora aposentada Maria Isabel Rocha também prestigiou o amigo, que conheceu em 1985. Ela recordou o perfil do magistrado e disse que foi uma surpresa quando ele decidiu deixar a toga de juiz para assumir o cargo de secretário de segurança.

“Eu o achava uma figura ímpar, sereno, com conhecimento absurdo, um exemplo para nós. O que mais me chocou foi quando ele se aposentou porque acho que ninguém estava esperando. Ele tinha uma carreira tão brilhante e era uma pessoa tão respeitada por todos”, recordou.

O presidente da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), Henrique Alberto de Medeiros Filhos, que também esteve no lançamento do livro, elogiou o desenvolvimento da obra e ressaltou a importância da biografia.

“Pessoas como Aleixo Paraguassu, com a trajetória que ele tem, com a referência que ele tem registrado, com todos os trabalhos que ele desenvolveu, com todo o exemplo, precisam ser registradas porque é a história de Mato Grosso Sul”, destacou.

Paraguassú discursou durante lançamento de biografia (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

Durante o discurso, Aleixo Paraguassú relembrou o início da carreira, quando prestou vestibular no . De família humilde, enfrentou dificuldades para chegar na magistratura, mas frisa que o exemplo de vida dele não deve ser aplicado a todos. No livro, a memória resgata trechos da trajetória do homem que virou exemplo para os colegas.

“Eu reforço a importância dessa publicação na esperança de que os relatos contidos no livro sirvam de inspiração sobretudo aos jovens e àqueles que enfrentam dificuldades para vencer. Veja bem, eu não estou negando as políticas especiais como cotas. Estou dizendo que, às vezes, alguém consegue furar a bolha da desigualdade e vencer como eu venci, mas eu não estou querendo dizer que todo mundo tem que fazer a mesma coisa, porque você não pode querer que pessoas partindo de patamares diferentes atinjam os mesmos lugares”, frisou.

Aleixo Paraguassú se aposentou da magistratura há 43 anos para assumir o cargo de secretário de em 1983. Quatro anos depois, em 1987, Paraguassu assumiu como Secretário de Estado de Educação, área de apreço especial para o ex-magistrado.

“O Instituto Martin Luther King foi uma instituição que eu criei justamente para compensar desigualdades, sobretudo no âmbito da educação. É uma coisa que me alegra muito, me conforta, porque atende a minha índole,de estar preocupado com as desigualdades”, celebrou.

Bianca Paraguassú incentivou avô a publciar a obra (Foto: HelderCarvalho, Midiamax)

Aleixo Paraguassú Netto agradeceu aos presentes sobre o apoio ao projeto, especialmente aos familiares. Entre elas, estava a neta Bianca Paraguassu, a grande incentivadora para que o avô compartilhasse as histórias de oito décadas de vida.

“Ele sempre foi um um exemplo, tanto da parte de ética e moral. Sempre muito humilde e, por isso, incomodava muito a ideia pra ele de fazer essa biografia enquanto ele está vivo, contar a história dele”, relatou.

A médica recordou ainda que Paraguassú sempre motivou a busca pela educação. No caso dos netos, incentivava com presentes quem tirasse boas notas. Essa valorização da educação se expressou na criação do Instituto Martin Luther King, que oportunizou o ingresso de vários jovens de baixa renda em universidades, especialmente para pessoas negras.

“Muita gente abraçou a ideia e várias universidades cederam bolsas […] para uma menina que fez medicina em uma faculdade particular, ele conseguiu amigos para ajudar a custear essa menina estudando. Ele foi seguindo vários alunos ao longo do percurso que passaram por ali pelo Instituto Luther King. Eu tenho certeza que a ação dele mudou e ainda vai mudar por muito tempo a vida de muitas pessoas”, parabenizou.

Juiz autografou livros durante lançamento (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

Carreira de Aleixo Paraguassú Neto

Aleixo Paraguassú Neto ingressou na magistratura em 1974, na cidade de Rio Brilhante, no sul do Estado. Druante sua carreira atuou como professor do curso de Direito em duas universidades, além da Escola Superior da Magistratura e da Escola de Polícia do Distrito Federal.

No anos de 1983 deixou a magistratura para atuar como Secretário de Estado de Segurança Pública. Já em 1987 assumiu o cargo de Secretário de Estado de Educação. Paraguassú foi coordenador de Controle Interno do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), foi presidente da Escola de Governo do Estado em MS.

Entre suas atividades, foi assessor jurídico da presidência do TRE-MS e Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento e Defesa dos Direitos do Negro, além de idealizador, fundador e presidente do Instituto Luther King em .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

vereadores

Vereador vê colega fazer ‘gesto ofensivo’ na Câmara, mas vereadora rebate e alega condição médica

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Esportes

Equipe do Osasco São Cristóvão já está em Campo Grande para disputa da Supercopa de Vôlei

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam se enfrentam neste sábado (18)

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado