Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Estamos preparados’, diz secretário sobre segurança no segundo turno em MS

Mais de 3,3 mil agentes foram mobilizados para a votação; véspera foi marcada por confusão em carreata em Bonito
Keyla Santos -
‘Estamos preparados’, diz secretário sobre segurança no segundo turno em MS
(Reprodução, Sejusp-MS)

Mais de 3,3 mil agentes de segurança foram mobilizados em Mato Grosso do Sul para o segundo turno das Eleições 2026, neste domingo (25). Segundo o secretário-executivo da Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Wagner Ferreira da Silva, o planejamento envolve a integração de mais de 20 instituições e prevê o acompanhamento da votação até a totalização dos votos.

Secretário-executivo de Sejusp-MS, Wagner Ferreira da Silva. (Reprodução, Sejusp-MS)

“Estamos preparados com toda a estrutura de comunicação e de inteligência para atender esse dia”, afirmou o secretário, ao destacar que o efetivo foi distribuído por todos os municípios do Estado, com maior concentração nas cidades mais populosas.

A operação foi organizada com base na experiência do primeiro turno, quando foram registradas oito ocorrências relacionadas às eleições, todas no interior de Mato Grosso do Sul. Após avaliar os resultados, as forças de segurança mantiveram, em linhas gerais, o planejamento anterior, considerando a expectativa de menor movimentação nas seções eleitorais neste segundo turno.

“A principal lição é a integração”, disse Wagner. De acordo com ele, a articulação entre as instituições começou antes do dia da votação, com reuniões para avaliar estratégias e identificar como os órgãos poderiam atuar de maneira conjunta.

O trabalho é coordenado a partir do Centro Integrado de Comando e Controle, que reúne representantes de mais de 20 instituições. A estrutura também mantém contato com equipes em , no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, para facilitar a comunicação diante de situações que possam ter repercussão estadual ou nacional.

A mobilização começou às 7h e acompanha não apenas o período de votação, mas também a apuração e a totalização dos resultados. As forças de segurança permanecem responsáveis pela preservação da ordem pública durante todo o processo.

Véspera teve violência em Bonito

O esquema de segurança ocorre após uma véspera de eleição marcada por violência em , no interior do Estado. Uma confusão durante uma carreata terminou com duas pessoas baleadas e uma morte confirmada.

Embora o planejamento da Sejusp tenha sido estruturado para atender às demandas gerais do segundo turno, a ocorrência em Bonito integra o contexto de segurança pública que antecede a votação.

Orientação aos eleitores

O secretário orientou a população a votar com tranquilidade, evitar aglomerações após deixar as seções eleitorais e ter cautela durante as comemorações dos resultados.

“Que ele vá até o seu local de votação, exerça o seu direito ao voto e retorne. Evite as aglomerações, aquelas conversas de esquina”, afirmou.

Wagner também alertou para o cuidado quanto ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas durante as comemorações. Segundo ele, a integração entre as forças estaduais e federais busca garantir que os eleitores possam exercer o direito ao voto e retornar para casa em segurança.

Eleições 2026

O horário de votação no segundo turno das Eleições de 2026, neste domingo (25), é das 7h às 16h em Mato Grosso do Sul. Os 2.024.884 eleitores do Estado vão às urnas escolher o novo presidente da República.

Leia também:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Primeira Quaest do 2º turno aponta empate técnico entre Bolsonaro e Lula

Eleição no exterior: Flávio Bolsonaro vence no Japão e Lula leva na Austrália

Cármen Lúcia

Cármen Lúcia vota em BH e destaca importância da imprensa e da Justiça Eleitoral

corinthians

Corinthians vence por 5 a 0 e avança para a semifinal de Libertadores

Zonas eleitorais agendam lacração das urnas em Campo Grande

MS registra cinco ocorrências com urnas eletrônicas no início da votação

Notícias mais lidas agora

Eleições 2026

Segundo turno acontece neste domingo: veja regras das eleições

Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro vota no Rio de Janeiro e diz que ‘chegou a hora da mudança de verdade’

Ao lado de Alckmin e apoiadores, Lula vota em São Bernardo do Campo

Ao lado de Alckmin e apoiadores, Lula vota em São Bernardo do Campo

VÍDEO: Baleado durante manifestação política em Bonito morre no hospital

VÍDEO: Baleado durante manifestação política em Bonito morre no hospital

Últimas Notícias

Política

Juventude impressionou nas ruas, avalia Vander sobre 2º turno

Deputado comentou ter ficado impressionado com a mobilização dos jovens de MS

Cotidiano

Votação atrasa no Itamaracá após presidente de seção ser encontrada bêbada em casa

Urna foi substituída

Política

Ao lado de Alckmin e apoiadores, Lula vota em São Bernardo do Campo

Lula votou em São Paulo, em escola estadual

Política

‘Decidir o futuro do país’: Moraes vota e destaca o papel dos eleitores

Ministro do STF votou por volta das 8h deste domingo (25)