Pular para o conteúdo
Cotidiano

Entre saudade e alegria, família reúne gerações para celebrar memórias no Dia de Finados

Data é uma oportunidade de renovar tradições e viver o momento com a presença daqueles que permanecem aqui
Heloisa Duim, Rodrigo Santos -
Entre saudade e alegria, família reúne gerações para celebrar memórias no Dia de Finados
Adilson reúne a família no Cemitério Santo Amaro. (Foto: Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

O Dia de Finados, celebrado nesta segunda-feira (2), chega acompanhado de um significado especial para muitas pessoas. A data representa uma oportunidade não só de lembrar os entes falecidos, mas de renovar tradições e viver o momento com o conforto gerado pela presença daqueles que permanecem aqui.

No Cemitério Santo Amaro, por exemplo, a família do desossador Adilson Gomes faz questão de reunir gerações e fazer um ‘tour’ no local de forma leve. Enquanto muitos associam o feriado de Finados à tristeza, o grupo escolhe encarar o dia baseado em memórias felizes.

“Hoje é um dia da gente lembrar de quem a gente amava, de quem a gente sente falta. Hoje a gente está aqui, […] é um dia de lembrar. Não é um dia de tristeza, mas um dia de alegria do que eles proporcionaram pra gente”, destaca.

Nesta manhã, a família organizou-se para visitar seis parentes enterrados no cemitério Santo Amaro, incluindo o irmão de Adilson. “Todas as vezes a gente vem visitar. Não é só porque ele não está, mas a gente vem toda vez aqui e prestar uma homenagem a ele aqui, no Dia dos Finados.”

Programação em Campo Grande

Os três cemitérios públicos municipais da Capital abriram às 7h e fecharão às 17h. O transporte público de terá tarifa mais barata, de R$ 1,98, e reforço nas linhas para atender passageiros que visitarão os cemitérios.

A programação começa com missa às 7h30, simultaneamente, nos cemitérios Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião, conhecido como Cruzeiro. À tarde, também ocorre missa, marcada para as 15h nos três espaços. Haverá cultos evangélicos a partir das 16h nos três cemitérios.

Além disso, a programação divulgada pela Prefeitura de Campo Grande inclui três apresentações da banda da GCM (Guarda Civil Metropolitana):

8h30 – Cemitério Santo Antônio;
9h15 – Cemitério Santo Amaro;
10h – Cemitério São Sebastião (Cruzeiro).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
a fazenda

Peões se retiram quando Serginho chega perto e o deixam sem graça em ‘A Fazenda 18’: ‘Vão me excluir?’

Taís Araújo vai homenagear Xica da Silva no Carnaval 2027

Taís Araújo vai homenagear Xica da Silva no Carnaval 2027

Enem: termina hoje prazo de recurso para isenção de taxa de inscrição

Vai fazer Enem? Confira o que é permitido levar e os horários das provas em MS

“É o dia que eles mais esperam nossas orações”: Famílias prestam homenagens àqueles que se foram.

Fé, memória e esperança marcam tradição de mais de 800 anos no Dia de Finados

Notícias mais lidas agora

“É o dia que eles mais esperam nossas orações”: Famílias prestam homenagens àqueles que se foram.

Fé, memória e esperança marcam tradição de mais de 800 anos no Dia de Finados

VÍDEO mostra desespero após caminhonete com casal cair no Rio Ivinhema

VÍDEO mostra desespero após caminhonete com casal cair no Rio Ivinhema

Cemitério

Campo Grande tem 19 missas e três cultos em cemitérios neste Dia de Finados

Dicionário da morte: web debate termos utilizados para anunciar despedidas

Dicionário da morte: web debate termos utilizados para anunciar despedidas

Últimas Notícias

Cotidiano

Pai e filha mantêm viva a memória de herói da 2ª Guerra sepultado há 37 anos em Campo Grande

Arminda Alves acordou cedo para prestar homenagens ao amigo do pai dela, ambos falecidos, neste Dia de Finados

Famosos

Vai dar ruim? Fazendeira enche café de pimenta ao descobrir que Alcateia estava ‘furtando’ pó em A Fazenda 18

Mayk Leão a impediu de acrescentar uma única especiaria no café; saiba qual

Trânsito

Caminhão com 25 toneladas de carvão tomba após curva na saída da BR-262, em Campo Grande

Caminhoneiro seguia para Corumbá

Polícia

VÍDEO mostra desespero após caminhonete com casal cair no Rio Ivinhema

Equipes do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas desde a noite de domingo (1º)