Pular para o conteúdo
Consumidor

Começa Black Friday no Brasil

Começou à zero hora desta sexta-feira (29) a Black Friday brasileira, com lojas de todo o país prometendo vender roupas, móveis, eletrônicos, brinquedos, artigos de decoração e até imóveis com descontos. A maior parte das promoções é válida somente durante esta sexta-feira. A liquidação é inspirada em ação semelhante realizada todos os anos nos Estados […]
Arquivo -

Começou à zero hora desta sexta-feira (29) a brasileira, com lojas de todo o país prometendo vender roupas, móveis, eletrônicos, brinquedos, artigos de decoração e até imóveis com descontos. A maior parte das promoções é válida somente durante esta sexta-feira.

A liquidação é inspirada em ação semelhante realizada todos os anos nos Estados Unidos, logo após o Dia de Ação de Graças.

As lojas afirmam que os descontos vão até 80%. Em edições anteriores, porém, houve denúncias de “maquiagem de descontos”, e o Procon de chegou a autuar algumas empresas em 2012. Também em 2011 houve problemas. Por isso neste ano a ação está sendo acompanhada de perto não só pelo órgão, mas por empresas organizadoras.

No Brasil, participam da Black Friday tanto lojas virtuais como físicas. Algumas já começaram a oferecer descontos durante a semana e outras devem prolongar as ofertas até dezembro.

, Colombo, Dafiti, Fast Shop, Fnac, Hering, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa, Pão de Açúcar, PBKids, Ponto Frio, Saraiva e Submarino estão entre as grandes empresas incluídas nas promoções.

Parte das lojas tem suas ofertas concentradas no site Black Friday do portal Busca Descontos. A maioria das lojas também montou páginas especiais em seus próprios sites. Muitas outras, que estão fora da lista do Busca Descontos, também oferecem campanhas individuais.

Até imóveis têm promessas de desconto

O site do Magazine Luiza oferece 3.000 itens, entre eletrônicos, móveis, perfumes e brinquedos, com desconto de até 70%, segundo a empresa. Nas 740 lojas físicas da rede, os descontos chegam a 50%.

A Fnac promete descontos de até 80%, em lojas físicas e no seu site, em notebooks, tablets, CDs, smartphones, jogos e livros.

O site TodaOFerta, do UOL, que reúne anúncios de produtos e serviços vendidos pela internet, também faz a sua Black Friday. O Clube UOL igualmente participa com descontos para assinantes que comprarem na loja de móveis e decoração Mobly.

Neste ano, os consumidores poderão comprar até imóveis com desconto. A Camargo Corrêa promete cobrar preços até 38% mais baixos em empreendimentos de um a três dormitórios.

Os descontos, segundo a empresa, vão de R$ 73 mil até R$ 375 mil e valem para empreendimentos localizados no Morumbi e Interlagos, na zona sul de São Paulo, e em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

Medidas para evitar ‘maquiagem de preços’

Na campanha do ano passado, o Procon de São Paulo chegou a notificar algumas empresas por suspeita de maquiagem de descontos. As lojas teriam inflado os preços dias antes do evento para parecer que as ofertas da Black Friday eram mais interessantes.

Nesta semana, o Procon-SP divulgou uma lista de sites de comércio eletrônico que não são indicados para compra porque são suspeitos de prejudicar consumidores.

O portal Busca Descontos, que reúne em um site ofertas de cerca de 100 participantes, diz que vai usar um filtro “rigoroso” para que só produtos e serviços oferecidos com descontos realmente vantajosos sejam oferecidos.

O site mantém, ainda, um link direto para o serviço Reclame Aqui, especializado no recebimento de reclamações pela internet.

Além disso, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um Código de Ética para a campanha. As lojas virtuais que aderiram ao texto se comprometeram a anunciar ofertas reais e serão identificadas com o “Selo Black Friday Legal”. Caso a loja não cumpra o acordo, poderá sofrer suspensões.

O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) também elaborou, em parceria com o Procon-SP, algumas ações que as redes varejistas associadas deverão seguir na data.

Elas oferecem, por exemplo, serviço de atendimento ao consumidor 24 horas, da meia-noite até as 23h59 desta sexta, por chat ou telefone. Prometem, ainda, infraestrutura reforçada para melhor estabilidade de seus sites durante a campanha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Luizomar de Moura, técnico do Osasco - (Foto: Reprodução, Midiamax)

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘Dias maravilhosos’

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

mae muito fa de volei filha 3 meses 2

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a 1ª de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Trânsito

Jornalista é atingida por motorista bêbada que vai presa no Jardim dos Estados

Jornalista estava em uma Biz parada no semáforo quando foi atingida na madrugada deste domingo (19)

Esportes

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sada Cruzeiro e Itambé Minas disputam título no Guanandizão

Polícia

Crianças de 7 e 9 anos são encontradas sozinhas e mãe é conduzida para delegacia

Mãe alegou que deixou filhos em casa para que pudesse trabalhar

Sérgio Cruz - O dia na história

1903 – Morre Barros Cassal, teórico da divisão de Mato Grosso

Advogado foi vítima de hepatite aguda