Pular para o conteúdo
Consumidor

Estudo mostra que maioria dos consumidores brasileiros negligenciam recalls

Número de convocações aumentou nos últimos anos porém adesão não passa de 38%
Arquivo -

Número de convocações aumentou nos últimos anos porém adesão não passa de 38%

Ao todo em 2014, de acordo com a Secretaria Nacional do , foram promovidas 120 campanhas de , número 10% maior na comparação com o ano anterior, e quase o dobro do registrado em 2012. Entretanto, o aumento do número das campanhas para prevenção de acidentes de consumo não conseguiu, segundo o órgão ligado ao Ministério da Justiça, fazer com que pelo menos mais da metade dos consumidores aderissem as convocações, diz um levantamento divulgado na segunda-feira (23) do Boletim de Saúde e Segurança do Consumidor.

“Ao longo da última década, observa-se o crescimento do número de chamamento no Brasil, bem como sua maior diversificação. Dentre outras razões, tal fato deve-se à maior institucionalização do procedimento de recall no Brasil e à mudança de postura das empresas. A atuação cada vez mais integrada dos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor com os órgãos reguladores e certificadores como Anvisa, Inmetro e Denatran tem proporcionado uma ampliação na gama de produtos sujeitos ao recall”, aponta o relatório divulgado pela Senacon. 

A evolução das campanhas de recall no Brasil nos últimos anos teve uma alta significativa, saindo de apenas 33 no anos de 2003 para 78 em 2010 e 120 convocações para reparo ou substituição em 2014. Apenas entre 2010 e 2012 houve queda nesse indicador que em pouco mais de uma década cresceu 400%.

Na avaliação da Senacon, entre os anos de 2003 e 2012, o segmento que exigiu o maior número de chamadas de recall foi o automotivo, com 464 campanhas, representando 62 do total no período. Com uma grande diferença, na segunda colocação é visto as motocicletas, com 101 convocações. 

Nos automotores  a predominância dos recalls é dos veículos de passeio, com 92% dos procedimentos de revisão, contra 4,21% dos caminhões e 1,28% de ônibus. 

Nos itens de Saúde, que registraram em 2014 uma quantidade maior de convocações de recall, representando 6,14% do total das campanhas registradas junto a Senacon, a maior prevalência é dos medicamentos, expressados na maioria desse índice alcançado. 

Índices de Atendimento 

A abertura de um recall tem a sua adesão acompanhada pelo Secretaria Nacional do Consumidor, conforme determina a Portaria MJ n. 487/2012, norma que regulamenta o dispositivo e assegura que o fornecedor apresente relatórios periódicos (a cada sessenta dias) nos quais seja indicado o número de consumidores realmente atendidos. Esse monitoramento apontou que em 2014, apenas 38% dos consumidores participaram de campanhas desse gênero para a prevenção de acidentes de consumo. Conta o advogado Leandro Provenzano, especialista em Direito do Consumidor. que o baixo interesse se deve a questões culturais.

“O principal motivo para uma chamada de recall diz respeito ao oferecimento de maior segurança ao consumidor, que quando negligencia esse tipo de convocação mostra ser acomodado quanto à aparição de problemas que podem ser graves. Existe um pensamento comum em grande parte das pessoas que aquela situação sempre vai acontecer com o outro e raramente com ele, o que até inibe a procura por informações que divulguem os recalls. As empresas por sua vez deveriam investir mais na comunicação desses procedimentos. Se o consumidor exercesse melhor o seu Direito fatalmente teríamos menos reclamações oficializadas no Procon, ou ações abertas com esse propósito encaminhadas à Justiça”, explica Leandro, que também é presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/MS (Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas