Pular para o conteúdo
Consumidor

Black Friday: Procon faz ‘batida’ em shopping para fiscalizar lojas

O Procon-MS (Superintendência para Orientação dos Direitos do Consumidor) fez uma fiscalização nas lojas na tarde desta sexta-feira (23) em shopping de Campo Grande, para identificar possíveis fraudes e orientar os consumidores. Conforme o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, os direitos dos consumidores permanecem os mesmos durante a Black Friday ou em qualquer promoção....
Arquivo -

O Procon-MS (Superintendência para Orientação dos Direitos do Consumidor) fez uma fiscalização nas lojas na tarde desta sexta-feira (23) em shopping de , para identificar possíveis fraudes e orientar os consumidores.

Black Friday: Procon faz ‘batida' em shopping para fiscalizar lojas
Superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão | Foto: Minamar Júnior

Conforme o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, os direitos dos consumidores permanecem os mesmos durante a ou em qualquer promoção.

“Viemos aqui hoje para deixar os consumidores cientes dos seus direitos, apurar denúncias caso haja e ressaltar que os direitos valem a cima de qualquer promoção”, afirmou ao Jornal Midiamax.

Durante a fiscalização, o Procon identificou que algumas lojas sequer tinham placas informando sobre o código de defesa do consumidor e nem um exemplar, que é obrigatório qualquer loja ter, conforme o CDC (Código de Direito do Consumidor), lei 8078/90.

Além de orientar os consumidores, os lojistas também foram informados sobre os direitos que os consumidores têm. “O Procon alerta o consumidor sobre a garantia dos produtos. Muitas vezes alguns lojistas afirmam durante na Black Friday ou em promoções, que se o consumidor adquirir o produto durante o período ele não pode trocar esse produto. Isso não procede”, afirmou.

Nesses casos, caso a loja se recuse a trocar o produto, apresentar qualquer tipo de avaria, vicio, ou dano, ela poderá ser autuada e o fornecedor poderá também pagar multa.

Consumidores atentos

Black Friday: Procon faz ‘batida' em shopping para fiscalizar lojas
Mari Lemos | Foto: Minamar Júnior

A pedagoga Mari Lemos, afirmou a reportagem que acha importante a fiscalização do Procon pois consumidores acabam se sentindo protegidos contra as fraudes.

“Acredito que as vezes somos enganados. Compramos muitas vezes gato por lebre. Dois dias antes da promoção, as lojas costumam aumentar o preço e no dia da promoção eles baixam, aí acabamos comprando pelo mesmo preço. Acho importante a presença do Procon porque os lojistas ficam cientes de que estamos amparados por eles”, contou Mari a reportagem.

Uma das consumidoras presentes no shopping nesta tarde, Mara Ribeiro, assistente social, disse que já foi vítima de fraude durante a Black Friday e que agora fica mais atenta.

“No ano passado quando fui comprar um produto em uma loja, ele estava com a etiqueta vermelha da promoção, aí comprei. Quando cheguei em casa eu fui arrancar a etiqueta e por baixo estava um preço menor do que o que comprei. Por isso a importância do Procon aqui hoje”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeitura campo grande

De assistente à merendeira, processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande abre inscrições na quarta-feira

Ministério da Saúde já descartou nove casos suspeitos de intoxicação por metanol em MS

VÍDEO: Picape fura preferencial e motociclistas são arremessados na Manoel da Costa Lima

Bosque da Paz terá atividades recreativas para crianças e roda de samba neste domingo

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Semana política destaca decisões judiciais que livraram ex-governador e confronto público entre vereadores da CPI

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

Vítima estava com vários ferimentos no rosto e na cabeça

Política

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Prefeitos apontam investimentos, tecnologia e desburocratização como fator de impulsão do setor

Cotidiano

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

Ação da PRF irá arrecadar fraudas infantis de todos os tamanhos e fraldas geriátricas dos tamanhos P e M até 15 de novembro

Polícia

Perícia preliminar aponta que homem encontrado no Rio Anhanduí não morreu afogado

Vítima encontrada morta neste sábado teria aproximadamente 50 anos