Pular para o conteúdo
Consumidor

Portabilidade telefônica: saiba qual operadora mais perdeu clientes em MS

Possibilidade de trocar de empresa permanece a mesma desde 2008
Priscilla Peres -
mulher
Foto Ilustrativa

Desde 2008 o cliente tem poder de escolher em qual operadora de telefonia quer ficar. A portabilidade proporcionou a migração de uma empresa para a outra quando o cliente não se sente satisfeito, mas quer manter o mesmo número de telefone. Desde então, a operação já foi feita 799 mil vezes em .

Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Mato Grosso do Sul foi o primeiro a usufruir da facilidade, que possibilidade trocar de prestadora de serviços, de endereço de instalação ou de plano de serviços, sem a necessidade de alteração do número. A medida está em vigor desde o dia 01 de agosto de 2008.

Desde então 799.6 mil portabilidades telefônicas foram feitas no Estado. Os números da mostram ainda que 207.9 mil delas foram de telefones fixos e a grande maioria, 591.6 de telefones celulares.

A solicitação de portabilidade significa o cancelamento dos serviços junto à prestadora atual e a sua efetivação rescinde o contrato. Somente poderão ser cobrados pela prestadora atual os serviços utilizados até o dia da efetivação da portabilidade.

Telefonia móvel

Desde o início da portabilidade telefônica, em 2008, a operadora Vivo foi a que mais perdeu clientes em Mato Grosso do Sul, sendo que 229 mil pessoas deixaram a empresa. Com um número bem menor e em segundo lugar, a operadora Claro perdeu 158 mil clientes de 2008 até agora.

A operadora Tim perdeu 106 mil clientes e a Oi a que menos perdeu, somando 75 mil clientes a menos. De 2008 até 2022, a Claro foi a operadora que mais ganhou clientes a partir da portabilidade, somando 241.3 mil. A Vivo aparece em segundo com 169 mil, seguido da Tim com 91 mil e a Oi com 65 mil.

Só nos seis primeiros meses de 2022, mais de 11.6 mil clientes da Vivo decidiram deixar a operadora por meio da portabilidade telefônica. Neste mesmo período a Claro perdeu 7 mil clientes, a Oi 6.9 mil e a Tim 4.6 mil.

Em 2022, a Claro também é a que mais ganhou clientes. Sendo que 15.6 mil pessoas escolheram a operadora em Mato Grosso do Sul. A Vivo conquistou 7.9 mil novos clientes, a Tim 6.1 mil e a Oi apenas 417.

Reclamações

Quando o cliente enfrenta problemas para concluir a portabilidade telefônica, pode recorrer à Anatel e formalizar uma reclamação. De 2008 até 2022, mais de 2,2 mil pessoas de Mato Grosso do Sul fizeram este caminho, sendo que 64,3% da reclamações são referentes a telefonia móvel.

A operadora Vivo é campeã de reclamações na Anatel em MS, somando 171 queixas, seguida da Tim com 120, a Oi com 108 e a Claro com 61 reclamações na Anatel. O principal motivo das queixas é por portabilidade não realizada.

Jessica de Oliveira é gerente de loja da Claro em e afirma que diariamente recebe pedidos de portabilidade para a operadora. Segunda ela, a principal reclamação dos clientes é a falta de cobertura de na Capital.

“O sinal de internet da Claro é melhor em Campo Grande, funciona em todos os bairros. Enquanto que a concorrente tem mais clientes no interior, onde o sinal dela é melhor. Além disso, temos valores mais baixos”, afirma ela.

Como fazer

Quem deseja fazer a portabilidade telefônica pode recorrer a uma loja física da operadora da sua escolha, ou ainda fazer o processo online. É preciso checar se além do número, há outros serviços contratados e que podem ser cancelados com a portabilidade. Além disso, caso o cliente tenha prazo de fidelização com a operadora, também fica impedido de mudar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas