Pular para o conteúdo
Consumidor

Aneel mantém bandeira tarifária verde em abril; contas de luz seguem sem cobrança adicional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 31, que irá manter a bandeira tarifária verde acionada em abril – ou seja, as contas de luz seguem sem cobrança adicional. O patamar reflete as condições favoráveis de geração de energia no País. Com a decisão, completará um ano que a bandeira verde está … Continued
Agência Estado -
(Foto: Reprodução/Energisa)

A Agência Nacional de (Aneel) informou nesta sexta-feira, 31, que irá manter a bandeira tarifária verde acionada em abril – ou seja, as contas de luz seguem sem cobrança adicional. O patamar reflete as condições favoráveis de geração de energia no País.

Com a decisão, completará um ano que a bandeira verde está acionada para todos os consumidores conectados ao sistema elétrico nacional. O patamar está em vigor desde 16 de abril de 2022, após meses da cobrança da “bandeira escassez hídrica”, criada por conta da grave crise hídrica que o País enfrentou em 2021.

Segundo a agência, o patamar, que reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas por conta das chuvas, deve ser mantido nos próximos meses.

“A Aneel atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui realizados, se considera bastante provável o acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023”, informou a agência reguladora.

Em nota, a Aneel afirmou que a previsão é de que o período de chuvas se encerre com alto grau de armazenamento nas hidrelétricas, com patamares próximos a 90%. “Essa condição traz uma perspectiva otimista para a composição da oferta de energia também durante o período seco.”

Bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no País aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Antigo Hotel Campo Grande tem reforma de R$ 40 milhões e será entregue até dezembro

Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas

De nutricionista a carreteiro, Campo Grande tem 764 vagas de emprego abertas na Funtrab

Avião cargueiro cai no mar durante pouso no Aeroporto de Hong Kong

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Gaby Spanic dá tapa na cara de Tàmires e é expulsa de A Fazenda 17

Últimas Notícias

Cotidiano

Pagamentos de outubro do Bolsa Família começam nesta segunda-feira; confira o calendário

Beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) final 1 já podem sacar a parcela deste mês

Cotidiano

De ‘inóspito’ a bairro em expansão: Jardim Aeroporto cresce após décadas de isolamento

Moradores pioneiros contam que "antes era tudo mato", mas depois da construção de uma ponte a região cresceu e tem tudo que eles precisam

MidiaMAIS

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Abdalla Sayin fabricava poderosas 'garrafadas', nos anos 70

Transparência

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Última atualização mostra que em MS, promotores e procuradores receberam, em média, R$ 61,7 mil líquidos por mês