Pular para o conteúdo
Consumidor

Aumento de preços: Campo Grande tem inflação de 0,47% com alimentos mais caros

Aumento dos alimentos está relacionada com altas temperaturas e maior volume de chuva
Lucas Caxito -
Consumidor em mercado de Campo Grande. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Em novembro, o (Índice Nacional de Preços ao Amplo) de foi de +0,47%, o que corresponde a 0,19 ponto percentual acima da taxa de outubro (0,28%). No panorama nacional, a inflação oficial do mês de junho aumentou +0,28%, menor variação para o mês de junho desde 2017. Ou seja, o aumento em Campo Grande ficou acima da média nacional.

No ano, a inflação oficial acumula alta de 4,04% e, nos últimos 12 meses, de 4,68%, abaixo dos 4,82% observados nos 12 meses anteriores. Em novembro de 2022, a variação havia sido de 0,41%.

O IPCA é um índice usado para medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumida pela população do país. O índice é considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil e reflete o custo de vida e o poder de compra da população brasileira.

Entre os grupos que registraram maior inflação na Capital destacam-se o de Alimentação e bebidas (+1,01%), Transportes (+0,57%), Habitação (+0,56%) e Despesas Pessoais (+0,43%).

Segundo o analista de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), André Almeida, a alta no grupo de Alimentação está relacionada com as recentes ondas de calor e chuvas que atingiram grande parte do território brasileiro. Este cenário impacta na produção dos alimentos e consequentemente, encarece os produtos.

“As temperaturas mais altas e o maior volume de chuvas em diversas regiões do país são fatores que influenciam a colheita de alimentos, principalmente os mais sensíveis ao clima, como é o caso dos tubérculos, dos legumes e das hortaliças” explica.

Na contramão, o setor de Comunicação registrou a maior deflação do mês, com baixa de -0,59%. Nos demais grupos estão as inflações de +0,04% em cuidados pessoais, +0,09% em vestuário e +0,33% em artigos de residência.

Conforme os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dentre os alimentos que registraram maiores altas no Brasil destacam-se a cebola (26,59%), batata-inglesa (8,83%), arroz (3,63%) e carnes (1,37%). Entre as quedas, estão o tomate (-6,69%), cenoura (-5,66%) e o leite longa vida (-0,58%).

natal
População no centro de Campo Grande. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

INPC sobe 0,43% em Campo Grande no mês de junho

O IBGE divulgou nesta terça-feira (12), o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mostra um aumento de 0,10% em junho. Em Campo Grande o Índice subiu 0,43%, o que também corresponde a um aumento acima da média nacional.

No panorama nacional do mês de outubro, o índice havia registrado aumento de 0,12%. No ano, o INPC acumula alta de 3,14% e, nos últimos 12 meses, de 3,85%, abaixo dos 4,14% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2022, a taxa foi de 0,38%.

Os produtos alimentícios aumentaram 0,57% em novembro, enquanto os não alimentícios caíram 0,05%, o que representa uma desaceleração em relação ao resultado de 0,09% observado em outubro.

O que difere o INPC do IPCA é o recorte da sociedade. O IPCA avalia o consumo de famílias que ganham até 40 salários mínimos, já o INPC considera famílias que ganham de 1 a 5 salários mínimos. No IPCA, o cálculo considera um público mais abrangente, por isso é usado como principal índice para apontar a inflação no país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça recomenda anulação da eleição para presidência da Previd em Dourados

Ministério da Saúde cria comitê para debater judicialização no SUS

MS tem um caso e uma morte suspeitos de intoxicação por metanol, segundo a SES

Homem é agredido a pauladas por casal na antiga rodoviária de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

bazar

Com itens a R$ 1, bazar solidário do São Julião encerra nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Política

Deputado Pedrossian Neto passa por cirurgia para retirada da tireoide

Retirada foi necessária após a descoberta de dois nódulos

Mundo

Trump reafirma que shutdown abriu espaço para cortes permanentes em programas democratas

Segundo ele, programas beneficiavam eleitores e políticas dos democratas

Cotidiano

Figueira condenada por incêndios na Vila Ipiranga será removida na próxima semana

Prefeitura confirmou que a árvore está danificada e comprometida

Transparência

Após denúncia, prefeitura de Maracaju é pressionada a demitir temporários em vaga de concursados

Entre os mais de 60 contratados, está o pai de uma secretária municipal, que ganha o dobro do salário da função