Pular para o conteúdo
Consumidor

Com 165 reclamações, 123 Milhas é notificada e deve explicar suspensões ao Procon-MS  

123 Milhas tem 20 dias para apresentar explicações ao Procon de Mato Grosso do Sul
Nathália Rabelo -
Imagem Ilustrativa (Raffa Neddermeyer, Agência Brasil)

Após as reclamações contra a 123 Milhas dispararem em Mato Grosso do Sul, devido aos cancelamentos de viagens, o -MS notificou a empresa sobre instauração de processo administrativo que cobra explicações sobre a suspensão de seus pacotes e passagens da linha promocional. Atualmente, empresa acumula 165 formalizadas no Procon Estadual.

“Há prazo de 20 dias, conforme o artigo 21 do Decreto Estadual nº 15.647/2021, para que a empresa explique ao situações como o número de consumidores sul-mato-grossenses afetados pela suspensão de pacotes e passagens promocionais, medidas adotadas para compensar eventuais prejuízos, prazo para restituição total e se esta será realizada com pagamento de valores em espécie”, informa a entidade de defesa ao consumidor.

121 reclamações nos últimos dias

Desde que a 123 Milhas decidiu suspender a emissão de pacotes e passagens promocionais entre setembro e dezembro de 2023, foram formalizadas 121 reclamações junto ao Procon-MS. Ao todo, no período de 1º de janeiro a 28 de agosto, há 165 queixas relativas a produtos e serviços comercializados pela empresa.

Tudo começou quando a agência especializada na venda de passagens aéreas e pacotes de viagens anunciou, na sexta-feira (18), que não vai emitir passagens da linha “Promo” com embarques entre setembro e dezembro de 2023. Além disso, clientes foram informados que teriam a quantia devolvida em vouchers para serem gastos com outros produtos, e não em devolução em dinheiro.

Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de2023. Estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas”, diz o comunicado da empresa.

Com isso, muitos consumidores de Mato Grosso do Sul tiveram suas viagens prejudicadas e alegaram, inclusive, descontentamento com a medida da empresa em devolver a quantia em vouchers para gastar em futuras viagens.

O que fazer

Consumidores afetados pela suspensão dos serviços contratados são orientados a entrar em contato com a empresa para que tenham esclarecida sua situação específica. Em caso de não atendimento, eles encontram junto ao Procon a orientação sobre como proceder com relação à situação. Importante lembrar que todas as comunicações com a empresa precisam ser registradas e os documentos de contratação do serviço apresentados para embasar a reclamação.

A entidade ainda reforça que o reembolso por meio de voucher não pode ser impositivo, uma vez que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) faculta ao consumidor a livre escolha de fazer valer a execução do serviço, aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente, assim como rescindir o contrato com direito à restituição atualizada monetariamente, a perdas e danos.

Onde reclamar

Reclamações podem ser encaminhadas pela plataforma consumidor.gov.brformulário online no site do Procon/MS ou por meio do atendimento presencial nas unidades da instituição em . Orientações também estão disponíveis pelo Disque Denúncia 151.

123 Milhas justificou cancelamentos

Procurada pela reportagem, a 123 Milhas justificou que a suspensão das viagens ocorreu por fatores econômicos. “Os clientes com passagens a partir de janeiro de 2024, caso queiram, podem também solicitar seus vouchers”, diz, em nota, ao Jornal Midiamax.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo de MS realiza leilão de mais de 2 mil mobiliários

Festival Curta Campo Grande leva 58 produções a espaços culturais em novembro

Traje de 50 kg e robô: saiba como funciona o trabalho do esquadrão antibombas do Bope

Quatro policiais são feridos por flechas em protestos contra os EUA na Colômbia

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

De Supercopa a encontro de carros, confira o agendão de Campo Grande neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

Mulher tem a perna decepada com facão e motosserra durante tentativa de feminicídio

Força Tática da PM continua fazendo buscas para encontrar o autor

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Ponta Porã

Inscrições vão até o dia 31 de outubro; são 215 vagas para diversos níveis de formação

Brasil

Descriminalização do aborto: entenda o que está em discussão no STF e o que pode mudar

A legislação permite aborto em casos de risco de vida a gestante, se o feto for anencéfalo ou a gravidez for resultado de estupro

Política

Contar se reúne com nacional do Republicanos e comenta sobre futuro político

Ele também teve convite do Novo, mas a reunião com 'chefes' do Republicanos pode ter sido decisiva para a pré-candidatura ao Senado em 2026