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Consumidor

Com 78 processos em MS, Hurb diz que não garante data de viagem e confirma ‘boom’ de reclamações

Em meio a crise e rumores de falência, empresa é alvo de críticas e desconfiança de clientes
Monique Faria -
Foto: Divulgação

A agência de viagens Hurb está enfrentando 78 processos judiciais só em Mato Grosso do Sul. São planos de viagens frustrados, sonhos não realizados e muita dor de cabeça devido ao cancelamento de viagens às vésperas. Em meio à crise e de depois de o CEO, João Ricardo Mendes, anunciar renúncia do cargo após xingar cliente sul-mato-grossense, a agência afirma não ser possível garantir uma data específica para viagens compradas em pacotes promocionais.

A empresa alegou, em nota, que com a pandemia os pacotes de viagens da Hurb aumentaram as vendas e, devido ao fechamentos das cidades, a agência iniciou um formato de venda de pacotes com datas flexíveis, que poderiam ser alteradas pelos viajantes sem custo adicional.

Contudo, clientes estão processando a empresa por cancelamentos de viagens poucos dias antes da data marcada por imprevisão de reembolso e falta de retorno da empresa.

Em nota, a companhia afirma que “busca priorizar as sugestões de datas preenchidas no Formulário enviado ao viajante, mas, caso não seja possível encontrar voos dentro do tarifário promocional e do regulamento do pacote comprado, é enviada uma outra opção disponível, considerando a validade do pacote, tudo de acordo com os termos do regulamento. O Hurb se compromete a seguir as obrigações contratuais dos pacotes dentro do período vigente”.

Ainda, a Hurb confirmou que houve aumento significativo nas nas últimas semanas e afirma que ampliou os canais de atendimento para dar devolutivas e tentar resolver as questões com cada cliente.

Em uma das ações, protocolada em Ponta Porã, servidor público conta que deixou de fazer a primeira viagem internacional com a esposa por falha da Hurb. Nos autos, ele conta que em 2020, durante a pandemia, desembolsou R$ 2.598 para conhecer Punta Cana, na República Dominicana. Devido ao fechamento das fronteiras, a previsão de partida foi estendida para 2022, com datas previamente indicadas. Contudo, a viagem foi cancelada de última hora.

A história se repetiu com oito moradores de Campo Grande, que pagaram mais de R$ 7 mil para conhecer Porto Seguro em hotel com comida e bebidas inclusas. Às vésperas da data prevista, a empresa ampliou a data de partida para o segundo semestre de 2023.

De acordo com a empresa, o pacote de data flexível é promocional, “podendo ser cumprido em qualquer mês e dia, desde que esteja dentro do período regulamentado”.

Saiba quando seu reembolso da hurb tem que ser realizado

Pessoas que compraram o pacote da Hurb durante a pandemia têm mais chances de ficar no prejuízo. Isso porque Lei federal sancionada em 2020 estabeleceu que empresas de turismo têm o prazo de 12 meses para devolver os valores pagos pelos pacotes, desde que a compra e o cancelamento tenham sido feitos no período da Covid-19, de março até dezembro de 2020.

Se a compra foi feita fora do período pandêmico, o prazo para devolução do valor gasto no pacote é de 7 dias. O período é estabelecido pela ANA (Agência Nacional de Aviação), em norma aprovada em 2016.

Além de solicitar o reembolso, o consumidor também pode ingressar na Justiça com pedido de indenização por danos.

Crise na Hurb

Em meio à crise, que inclui descumprimento de acordos comerciais e prazos de estorno, no dia 24 o CEO da empresa, João Ricardo Mendes, anunciou renúncia do cargo após xingar cliente sul-mato-grossense.

Em Mato Grosso do Sul, a Hurb é ré em 78 ações judiciais. Somente em Campo Grande são 51 processos de clientes que não tiveram acordo comercial cumprido pela empresa. Outras 27 ações acumulam-se nos juizados de Bataguassu, , Cassilândia, Itaporã, Dourados, Três Lagoas, Nioaque, Nova Andradina, ParanaíbaPonta Porã e Ribas do Rio Pardo.

Além dos tribunais, reclamações sobre a Hurb também se acumulam pelas redes sociais. “Golpistas”, “Decepção” e “Só fazem falcatrua” são alguns dos comentários dos internautas.

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