Pular para o conteúdo
Economia

MS Agro aborda estratégias de competitividade para o agronegócio

Analisar o custo de produção antes de arriscar investimentos. Essa é a principal recomendação apontada pelo professor e pesquisador do Cepea/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), Sérgio De Zen, que estará em Campo Grande, (MS), durante o MS Agro: Desafios para Competitividade do Agronegócio, que acontece no dia 25 de novembro. O evento, […]
Arquivo -

Analisar o custo de produção antes de arriscar investimentos. Essa é a principal recomendação apontada pelo professor e pesquisador do Cepea/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), Sérgio De Zen, que estará em , (MS), durante o MS Agro: Desafios para Competitividade do , que acontece no dia 25 de novembro. O evento, promovido pela (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), visa estimular maior rentabilidade para atividade do homem do campo.
 
Segundo De Zen, o produtor precisa conhecer detalhadamente os custos que movem sua atividade econômica e somente diante disso investir para ampliar mercados. “Frente à crise na Europa e EUA, vivemos um cenário econômico de incertezas. Embora colhemos os frutos do crescimento econômico do País de 2010 – que proporcionou um aumento de renda e demanda e resultou em preços mais altos, gerando lucro para o setor produtivo – os custos de produção estão ainda maiores este ano. E é para isso que o produtor precisa se atentar” analisa.
 
De acordo com dados do Cepea, a mão-de-obra representa 12% do total de custos.  “A pecuária emprega, sozinha, meio milhão de pessoas, somente porteira adentro”, relata De Zen, apontando a média salarial do setor em R$ 1.072,00. “É um valor alto e como é baseado no salário mínimo, vem passando por correções que a lucratividade da produção não tem acompanhando. Com salários maiores, temos aumento do consumo, mas em função de todos os custos, o setor não consegue reverter em lucro esse avanço da demanda”, explica.
 
MS Agro
Em sua segunda edição, o MS Agro irá apontar os cenários econômicos e as tendências de mercado. O evento é gratuito e terá como palestrantes o fundador e sócio-diretor da Agroconsult, André Pessoa, e engenheiro agrônomo, doutor e professor do Cepea e consultor do World Bank, da FAO (Food and Agriculture Organization) e da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Geraldo Sant’Anna de Camargo Barros.
 
O Congresso é uma realização da Famasul e conta com o apoio da Aprosoja, BB&M (Bolsa Brasileira de Mercadorias), Banco do Brasil, Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sebrae/MS e OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras). O evento acontece no dia 25 de novembro, no auditório da Famasul. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (67)3043.5219.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local