Pular para o conteúdo
Economia

Pesquisa sobre cadeia do agronegócio de MS ganha prêmio da Capes

A pesquisadora Silvia M.C. Caleman teve seu trabalho de Doutorado sobre o agronegócio de MS reconhecido como a melhor tese na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no Prêmio Tese Capes 2011. A premiação foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em junho deste ano e reconheceu a pesquisa […]
Arquivo -

A pesquisadora Silvia M.C. Caleman teve seu trabalho de Doutorado sobre o de MS reconhecido como a melhor tese na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no Prêmio Tese Capes 2011. A premiação foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em junho deste ano e reconheceu a pesquisa sobre as ineficiências da cadeia produtiva da carne bovina no Estado.

Como o título “Falhas de coordenação em sistemas agroindustriais complexos: uma aplicação na agroindústria da carne bovina”, a pesquisa identificou dificuldades nos vários agentes que compõem a cadeia de carne bovina. Depois de listar uma série de ineficiências, o foco da pesquisadora se voltou para as falhas na transmissão de informações e na falta de entendimento quanto aos processos que regem as relações entre os elos da cadeia. “Falta na relação entre os agentes da cadeia bovina a clareza institucional sobre a responsabilidade de cada um nas transações econômicas”, avalia a pesquisadora.

O trabalho contou com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de MS () e foi desenvolvido por meio da análise estatística e entrevistas com 107 produtores do Estado. A pesquisadora acompanhou as negociações intermediadas pela Federação entre os pecuaristas credores e o frigorífico Independência.

Consultora do setor agro, com mestrado na área, Silvia enfatiza que buscou analisar as falhas não somente do ponto de vista da falta de cooperação entre os agentes. A pesquisa constatou que o mecanismo para reduzir as deficiências da cadeia pecuária passa pela melhoria do ambiente institucional e pelo fortalecimento das ações coletivas. O caminho para redução das incertezas está na promoção de garantias para os agentes, com o consequentemente fortalecimento de toda a cadeia, e na  maior transparência nas relações. “A clareza nas transações vai ser benéfica para todos os agentes e fará com que a cadeia seja mais competitiva”, avalia a pesquisadora.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local