Pular para o conteúdo
Economia

Aneel fixa ‘bandeira vermelha’ e energia elétrica fica mais cara em MS

Bandeira vermelha valerá para todo país em janeiro, exceto AM, AP e RR.
Arquivo -
Bandeira vermelha valerá para todo país em janeiro, exceto AM, AP e RR.

Bandeira vermelha valerá para todo país em janeiro, exceto AM, AP e RR.

A tarifa de em Mato Grosso do Sul vai sofrer alta a partir de janeiro. De acordo com a (Agência Nacional de Energia Elétrica), foi fixada bandeira tarifária de cor vermelha para os consumidores de todos os Estados do País, com exceção de Amazonas, Amapá e Roraima (que ainda não estão interligados com o sistema nacional de energia elétrica).

O sistema de bandeiras tarifárias começa a valer em 1º de janeiro e representará uma cobrança extra na conta de luz pelo uso de energia de termelétricas pelas distribuidoras. No primeiro mês, a cobrança será feita proporcionalmente ao dia do fechamento da fatura de cada cliente. Para as contas de luz com fechamento previsto para 10 de janeiro, será cobrada a bandeira tarifária apenas sobre os dez dias de janeiro. Os demais 20 dias referentes a dezembro virão com o valor normal.

As bandeiras funcionarão como semáforos de trânsito, com as cores verde, amarelo e vermelho para indicar as condições de geração de energia no país. Por exemplo, se for um mês com poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estarão mais baixos. Por isso, será necessário usar mais energia gerada por termelétricas, que têm preços mais altos.

Conta de luz com bandeira verde significa que os custos para gerar energia naquele mês foram baixos. Portanto, a tarifa de energia não terá acréscimo. Com a bandeira amarela, é sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando. Nesse caso, a tarifa de energia terá acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A bandeira vermelha indica que o custo de geração naquele mês está mais alto, com maior acionamento de termelétricas, havendo necessidade de adicional de R$ 3 a cada 100 kWh.

Segundo a Aneel, por meio do sistema o consumidor poderá identificar a bandeira do mês e reagir à sinalização com o uso inteligente da energia elétrica, sem desperdício. (Com informações da Agência Brasil)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Escolas do Sesc MS abrem matrículas para 2026 com ensino bilíngue, tecnológico e metodologia inovadora

Família cresceu! Gabriel Medina e Isabella Arantes estão à espera do primeiro filho

Dourados recebe inscrições para concurso de remoção da Reme até a próxima sexta-feira

bolsa

Pagamentos de outubro do Bolsa Família começam nesta segunda-feira; confira o calendário

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

De ‘inóspito’ a bairro em expansão: Jardim Aeroporto cresce após décadas de isolamento

Últimas Notícias

Política

Vereador entrega pedido de intervenção do Consórcio Guaicurus ao MP nesta segunda

Maicon Nogueira foi membro da CPI da Câmara, mas vai entregar um documento separado

Polícia

Ladrão que se escondeu em tubulação de shopping saiu de Goiás para tentar furtar joalheria

Rapaz conheceu comparsa em um bar e recebeu uma oferta para ganhar dinheiro e ‘pegar uma joalheria’

Emprego e Concurso

Mora no interior? Cidades de MS oferta 3,3 mil vagas neste início de semana

Dourados, Caarapó e Inocência lideram o número de vagas

Política

Prazo para regularizar título de eleitor cancelado termina no dia 24 de outubro

TRE-MS tem plantão para atendimento aos eleitores que querem regularizar situação