Pular para o conteúdo
Economia

Pesquisa indica que quase 40% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday

No entanto, o consumidor brasileiro ainda demonstra desconfiança
Arquivo -

No entanto, o consumidor brasileiro ainda demonstra desconfiança

A oitava edição da , que ocorrerá na próxima sexta-feira (24), deve consolidar o evento como uma das principais datas de vendas do comércio brasileiro. As estimativas apontam um volume de negócios próximo de R$ 2,2 bilhões, 20% a mais que em 2016. No entanto, o consumidor brasileiro ainda demonstra desconfiança com a Black Friday, como revela pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo o levantamento, que ouviu 1.616 pessoas nas 27 capitais brasileiras, 39% dos consultados planejam fazer compras durante a promoção, enquanto 43% também querem comprar, mas vão analisar os preços antes. O índice reflete a dúvida surgida nas edições anteriores de que parte das lojas simulava descontos e, na verdade, cobrava os mesmos preços de antes, ou oferecia reduções muito pequenas.Pesquisa indica que quase 40% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday

Esse receio provou reações de instituições de defesa do consumidor. No ano passado, por exemplo, ação do Ministério Público da Paraíba levou à prisão de quatro gerentes de lojas pela suspeita de fraude. Em , desde 2013 o Procon faz levantamento prévio de preços dois meses antes do evento para combater fraudes. “O tamanho do desconto depende de que se faça pesquisa desde já, anotando e comparando os resultados da busca. É um exercício que exige paciência e certa disciplina”, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Apesar da desconfiança, em geral, o consumidor gosta da promoção. Numa escala de 1 a 10, a satisfação com a Black Friday do ano passado foi de 7,3. Em 2015, havia sido 8,5. E 85% dos consultados consideram que valeu a pena comprar na liquidação.

A pesquisa revela também que os consumidores consideram gastar cerca de R$ 1 mil este ano. Smartphones (29%), roupas (28%) e eletrodomésticos (25%) lideram o desejo de compra. Os ambientes preferidos são os sites de lojas nacionais (56%) e os shopping centers (23%). Os consumidores que pretendem comprar apenas no dia da Black Friday somam 40%, enquanto 26% calculam que vão adquirir produtos ao longo de novembro. (Foto Shopping China)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians perde chances, mas vence o Galo com golaço e vê Z4 mais longe

mega-sena

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula em R$76 milhões; veja dezenas

Osasco domina o primeiro set e abre 1 a 0 na final da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Supercopa feminina começa com Osasco abrindo placar em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Arquibancada da supercopa

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Morre Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit

Últimas Notícias

Esportes

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

No primeiro set, o Osasco levou a melhor ao marcar 25 pontos, contra 17 do Sesi

MidiaMAIS

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

"A energia do evento está muito boa, a galera está muito animada", avaliou a criadora de conteúdo

Esportes

Bataguassu vence jogo e garante acesso à Série A de 2026

A última rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025aconteceu neste sábado (18) e a Associação Atlética Bataguassu venceu o Maracaju Atlético Clube por 3 a 1, em casa, garantindo, pela primeira vez, o acesso à Série A de 2026. Com a vitória, Bataguassu chegou aos 20 pontos, confirmando a liderança e encerrando um jejum … Continued

Esportes

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Ela gostaria que todos, se pudessem, pudessem assistir a uma partida de vôlei assim, de perto